Esportes

E Deus criou o homem

Por Leondenis Vendramim - Professor de Filosofia, Ética e História

Após ter criado o meio ambiente, com todos os elementos: solo fértil, água, Sol, ar ouro, vegetação, animais, para suprir as necessidades básicas e enlevo do ser humano, Deus coroou a criação, fez o homem. Não vamos tratar neste momento da questão: criacionismo ou evolucionismo, este assunto ficará para outro artigo.
Se na criação dos animais e vegetais, Deus determinou que a terra os produzisse, agora Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem…” Gen 1:26. No capítulo 2:7 relata que Deus o fez da terra. Depois nos diz o verso 18, 21 e 22: não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma companheira… Então fez cair pesado sono sobre o homem, retirou dele uma costela e com ela fez a mulher. Deus fez o homem da terra e a mulher do homem, quer dizer a mulher também é feita de terra.
Linguisticamente é procedente. O relato em hebraico usa o nome desse primeiro homem “Adamah” (Adão) que significa barro. E no grego mulher é yive – pronuncia-se guinê, – esta palavra provém de ye (ge = geo) que quer dizer terra. Por isso temos os vocábulos ginecologia e geografia.
A ciência comprova que o corpo humano se compõe de elementos químicos encontrados na terra, que combinados para formar as mais diversas moléculas, tornam-se os materiais básicos de cada célula do corpo humano. Analisando-se a matéria que constitui os seres vivos, são encontrados principalmente carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S), que somam cerca de 98% da massa corporal destes.
A água (H2O) se mostra abundante na composição dos seres vivos, pois totaliza 60% a 98% da sua massa. O restante está dividido em proteínas (10% a 15%), lipídios (2% a 3%), glicídios (1%), ácidos nucleicos (1%) e sais minerais diversos (1%).
Uma pessoa de 60 kg sem água passaria a ter 12 kg distribuídos, aproximadamente, em 8,5 kg de proteínas; 1,8 kg de lipídios; 0,5 kg de açúcares; 0,5 kg de ácidos nucléicos e 0,5 kg de substâncias e minerais diversos. “Graças Te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formaste, as Tuas obras são admiráveis… os meus ossos não Te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido. Sl 139:14-15. A máquina humana é maravilhosa, muito complexa, e assaz intricada para que os cientistas possam entender. Deus é infinitamente sábio. Quem leu o relato de Moisés sobre a criação e estudou um pouco sabe que o autor estava emocionado e o escreveu em forma poética. É mencionado que os anjos e habitantes de outros mundos estiveram na inauguração, naquele primeiro sábado da criação e cantaram alegremente ao ver a beleza das obras divinas (ver Jó 38:6-7). Deve ter sido um espetáculo, bilhões de vozes angelicais cantando, acompanhadas de uma orquestra filarmônica em homenagem ao Criador. Em meio a esse festival, ao lhe ser entregue aquele monumento feminino, Adão expressou: “Esta é osso dos meus ossos e carne de minha carne”. Que felicidade daquele casal, que harmonia e amor! A primeira coisa que o homem fez foi dedicar o sábado imediato para agradecer e louvar ao seu Criador. O intuito do Criador era que os casais vivessem felizes de tal forma que se considerassem um só (“Não é bom que o homem esteja só”!). O Senhor falou: “Eis que tudo está muito bom!” Gen 1:31. E abençoou o homem: sede fecundos, multiplicai-vos, dominai a terra… e todo animal… 1:28. E o Senhor ordenou que guardassem o sábado semanalmente para que o homem se lembrasse do seu amor incomensurável, e se refestelassem nesse dia.
Aristóteles disse que o homem é um ser social. Realmente, o homem precisa de companhia, por isso Deus fez a mulher. Um deve ser a felicidade e o complemento do outro. Ela é uma adjutora (aquela que ajuda). Adão a chamou Eva; em hebraico Hayah que significa “viver”. Os judeus usam a palavra para brindar o nascimento de um bebê ou momento festivo. Assim a mulher, é uma Eva, doadora de vida para os filhos e também para o marido. Ela é uma benção em nossa vida! Graças ao nosso Deus!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo