31/07/2015
Douglas Monteiro é o 5º melhor do país no arco e flecha
Advogado rafardense está entre os cinco melhores na categoria ambu; atleta vai disputar o mundial na Hungria no próximo mês
RAFARD | O advogado Douglas Monteira, que possui escritório em Rafard, está entre os cinco melhores do país na categoria ambu do arco e flecha. Ele pratica o esporte há cerca de um ano na cidade, próximo ao Campo Society Rubens Simões Pelegrini e ao Ginásio de Esportes Olavo de Campos Borghesi, e já se classificou para disputar o campeonato mundial na Hungria no próximo mês.
Neste ano, Monteiro conquistou ótimos resultados no arco e flecha: segundo lugar em Vassouras (RJ), terceiro em disputa bowhunter – animal 3D, em Campo Largo (PR), e mais três pódios na capital paulista pela modalidade indoor (18 metros do alvo): um segundo lugar e dois como terceiro colocado. Além disso, o atleta pratica futebol e tênis de mesa, esportes nos quais também já se destacou em outras ocasiões.
Para ele, a atividade física representa mais do que saúde e bem-estar, é o exercício do relacionar-se bem com as pessoas e do respeito com o adversário. “É onde me refugio das cobranças do dia a dia, treinando habilidades importantes, como concentração, respiração e força muscular. Acredito que o esporte me capacita para o bom relacionamento, exercitando o foco quando desejo atingir difíceis objetivos.”
Monteiro atribui o sucesso de sua trajetória no esporte à dedicação à prática do arco e flecha. “Treino todo fim de tarde e como se trata de um esporte que me encanta, me dedico bastante”, conta. “Os títulos são a consequência dessa dedicação e do gosto pela prática esportiva”, completa o advogado.
Arco e flecha em Rafard
Os treinos de arco e flecha ocorrem no município em um terreno cedido pela Prefeitura. Eles são coordenados pelo professor Antonio Carlos dos Santos, que pratica o esporte há 40 anos e ministra as aulas em Rafard há oito anos. Atualmente, o grupo é formado por dez atletas. Santos disse estar orgulho do destaque de seus alunos.
“É gratificante levar o nome de Rafard por meio dos nossos alunos. Hoje temos um excelente nível de competidores, como é o caso do Douglas” diz. O professor oferece seu próprio material para os treinos. Ele contou que, apesar de o trabalho ter sido iniciado com o intuito de tirar jovens das ruas, hoje o interesse pela prática do arco e flecha é diversificada.
“Nestes oito anos já treinamos coronel do Exército, bombeiros, policiais, médicos, advogados, estudantes e outros profissionais. Não há grandes exigências para participar, basta ter vontade e dedicação”, afirma. Quem tiver interesse em participar das aulas ou patrocinar o esporte podem procurar por Santos no terreno atrás do Ginásio de Esportes Olavo de Campos Borghesi, aos fins de tarde.