O dono de um posto de combustíveis em Rafard e um motorista de caminhão da usina São Francisco (Capivari) foram presos na manhã de quinta-feira (3), suspeitos de desviarem parte da carga de diesel da Raízen.
Eles foram localizados em Capivari e Elias Fausto após uma denúncia. A polícia acredita que eles desviavam de 8 a 10 mil litros de combustível por mês.
Segundo a Polícia Militar, o empresário é dono de posto em Rafard. Ele foi parado na avenida Pio XII, em Capivari, quando transportava mil litros de diesel em uma Fiorino. Os policiais desconfiaram do veículo, que estava com a traseira rebaixada, o que indicou que estava carregado com muito peso.
Ainda de acordo com a PM, o empresário confessou o crime quando foi abordado e disse que o combustível pertencia a usina e era passado para ele pelo motorista que fazia o transporte da carga.
O homem ainda tentou, conforme a PM, subornar a equipe para que não fosse preso. Ele ofereceu R$ 5 mil aos policiais, que deram voz de prisão pelo crime de corrupção ativa e receptação.
Prisão do motorista
Após contato com a usina, os policiais conseguiram localizar o motorista em outra unidade da empresa, em Elias Fausto. Os dois foram presos e levados para a Delegacia de Polícia Civil em Capivari.
A PM disse ainda que o combustível desviado era vendido no posto de Rafard e que o crime era cometido há cerca de dois anos.
A Raízen, que controla a usina, dona do combustível desviado, informou ao portal G1, que está realizando apuração interna sobre o caso e colabora com as investigações policiais.
O empresário foi preso por receptação do combustível e corrupção ativa, já que tentou subornar os policiais. Já o caminhoneiro responderá por furto qualificado.
Veja a matéria divulgada no jornal da EPTV 1ª Edição: