27/07/2015
Dom Fernando Mason celebra dez anos no pastoreio da Diocese
Posse canônica ocorreu no dia 24 de julho de 2005, na Catedral Santo Antônio; Dom Fernando Mason é o quinto bispo da Diocese de Piracicaba
REGIÃO | Dom Fernando Mason completa dez anos à frente da Diocese de Piracicaba nesta sexta-feira, 24. Depois de ter exercido por seis anos o ministério episcopal à frente da Diocese de Caraguatatuba, o então papa Bento XVI o transferiu para Piracicaba em 2005, quando tomou posse em celebração solene na Catedral Santo Antônio. Seu lema episcopal é Christus factus obediens (Seguir Cristo feito obediente).
Como o quinto bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Fernando tem sob sua administração apostólica 68 paróquias distribuídas em 15 municípios, totalizando uma população estimada em um milhão de habitantes. Ao longo de dez anos, criou onze paróquias, ordenou onze padres diocesanos e 26 leigos como diáconos permanentes, instituiu a celebração da concentração diocesana e criou o jornal mensal Em Foco, com tiragem de 40 mil exemplares e distribuição em todas as paróquias da Diocese.
Dom Fernando também definiu a Revisão Ampla, processo de reestruturação pastoral e administrativa da Diocese, com implementação do 6º Plano Diocesano de Pastoral, e criou as comissões diocesanas para agrupar as pastorais e movimentos. Reformou o Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, no bairro Nova Suíça, em Piracicaba, construiu o novo Seminário Filosófico São João XXIII e o Seminário Teológico São José, ambos em Campinas, e restaurou o antigo prédio do Lar Franciscano de Menores, em Piracicaba, onde estão a Cúria Diocesana, a Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca) e o Centro Diocesano de Pastoral.
Homenagem
Em homenagem aos dez anos do episcopado de Dom Fernando Mason à frente da Diocese, a Câmara de Piracicaba concedeu ao bispo o título de Cidadão Piracicabano. A iniciativa do vereador Paulo Sérgio Camolesi (PV) foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares no dia 29 de junho. A data da entrega da honraria ainda não foi definida. Além do título, Dom Fernando também receberá uma moção de aplausos de autoria do vereador Matheus Erler (PSC), presidente da Casa.
Biografia
Dom Fernando nasceu no dia 21 de janeiro de 1945 em Loreggia, na Província de Pádua, Itália. Filho dos lavradores Florindo Mason e Ângela Piccolo Mason, é o oitavo de nove filhos do casal. Batizado em 28 de janeiro, recebeu o nome de Ernesto Ferdinando Mason. Mais tarde, ao tornar-se frade, adotou o nome de Fernando. Em 1955, iniciou sua vocação à vida religiosa, entrando no seminário franciscano. Em 1961, no Convento Santo Antônio, em Pádua, fez o noviciado.
Em 26 de setembro de 1962 fez sua primeira profissão religiosa como franciscano da Ordem dos Frades Menores Conventuais. No ano de 1970, foi ordenado diácono pelo franciscano-capuchinho Dom Gerolamo Bordignon, bispo de Pádua e, em 3 de abril de 1971, com 26 anos, foi ordenado sacerdote, também por Dom Gerolamo, na Basílica de Santo Antônio, em Pádua. Um ano depois, em 21 de junho de 1972, embarcou no porto de Gênova com destino ao Brasil, chegando ao porto de Santos no dia 4 de julho.
No Brasil iniciou sua missão franciscana na cidade de Guaíra (PR) e também exerceu várias funções pela congregação. Em 3 de março de 1999 foi nomeado, pelo Papa São João Paulo II, primeiro bispo da Diocese de Caraguatatuba. E, em 25 de maio de 2005, foi transferido para Piracicaba pelo Papa Emérito Bento XVI. Sua posse canônica ocorreu no dia 24 de julho, na Catedral Santo Antônio, quando se tornou o 5º bispo da Diocese de Piracicaba.