O diácono Claudio Henrique Furlan será ordenado padre da Igreja Católica Apostólica Romana, pelo gesto sacramental de imposição das mãos e prece consecratória do bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, neste domingo (12).
A solene celebração eucarística para ordenação presbiteral acontecerá na Catedral de Piracicaba, a partir das 15 horas (acesse link abaixo para assistir on-line).
Filho único de Dorival Claudio Furlan e Vera Lucia Martinelli Furlan, Claudio Henrique Furlan tem 28 anos e é natural de Piracicaba.
Ele foi ordenado diácono, também pela imposição das mãos de Dom Devair, no dia 1 de agosto de 2021, na Paróquia Santa Cruz e São Dimas. Desde então, tem vivido o ministério diaconal no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres. A vivência do diaconato é uma das etapas que antecedem a ordenação para o exercício do sacerdócio.
Para Claudio, as fases da formação vocacional são oportunidades de perceber a mão de Deus no caminho de cada pessoa.
“A Igreja é muito sábia quando demarca etapas a serem percorridas num caminho vocacional. Não só para os padres.
Na vida religiosa, por exemplo, existem os votos simples, depois a renovação dos votos simples e, por fim, a profissão de fé dos votos perpétuos. No matrimônio também existem etapas.
A Igreja propõe uma bênção para o noivado, acompanha o casal que almeja o matrimônio, depois vem a celebração do matrimônio e a vida após essa celebração. Na vida vocacional presbiteral, que é o meu caso, não é diferente. Também temos etapas.
Nos oito anos de formação, celebramos a admissão às Ordens e também os ministérios de leitor e acólito. Agora, entendo que a ordenação ao presbitério é a Igreja confirmando o sim que o seminarista diz a Deus e à própria Igreja no início do processo vocacional”, explicou.
E acrescentou: “Para mim, esse momento é motivo de alegria e acima de tudo ação de graças a Deus porque a vocação é dom d’Ele que nos chama.
Ela exige o nosso esforço de responder a essa vocação, mas é tudo pela graça do próprio Deus, que vai conduzindo os nossos caminhos.
Quando olho para toda essa história vocacional de oito anos de formação, percebo que de fato é a mão de Deus que nos conduz”.
O lema escolhido pelo diácono Claudio para a ordenação e vida sacerdotal foi retirado do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Mc 6,50).
Ele explica o motivo: “Às vésperas da ordenação diaconal, fiquei um pouco temeroso por saber da grande responsabilidade que eu assumia perante a Igreja. Mas eu sentia Deus falando muito forte comigo para ter calma, afinal, foi Ele quem me chamou.
Esse sentimento me acompanhou durante o ministério diaconal, ainda que breve.
Confesso que, inicialmente, eu havia pensado em outro lema presbiteral, mas essa frase do Evangelho é dita por Cristo aos apóstolos que estão na barca em meio a uma tempestade. A Igreja é essa barca.
E mesmo estando nela, podemos ter medos, dificuldades, mas Cristo então se revela e mostra que está sempre conosco. Eu acolhi essa revelação de Deus, de que não há o que temer.
Temores e dificuldades existem, mas é preciso sempre recordar que Cristo está conosco e não há motivos para se ter medo”.
IGREJA EM NOTÍCIAS
CONSULTA – A fase diocesana do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, continua com o processo de “escuta” do maior número possível de pessoas na região. Qualquer um pode participar respondendo a uma pesquisa de forma on-line, individualmente ou em grupo. Basta acessar este link: https://forms.gle/avPg3wRZFeF9txVG8.
TEOLOGIA – O Curso de Teologia da Diocese de Piracicaba, que foi retomado em outubro de 2021, após um ano e meio suspenso devido à pandemia, está com inscrições abertas para a formação de novas turmas. As aulas terão início em fevereiro. O curso tem duração de quatro anos e a carga horária total é de 360 horas-aula. Interessados devem fazer a inscrição até 15 de janeiro em qualquer paróquia ou procurar a Cúria Diocesana (Av. Independência, 1.146).
MISSÃO – A Diocese irá acolher em 2022 o Curso de Formação Missionária, da Escola de Missiologia da Sub-Região Pastoral Campinas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line (acesse www.emfoco.org.br) ou presencialmente, na Cúria Diocesana (Av. Independência, 1.146, Higienópolis). As aulas serão presenciais, uma vez por mês, aos sábados, de fevereiro a novembro de 2022. O investimento é de R$ 30 mensais (valor que já inclui café da manhã e apostilas).
CAMPANHA – A Diocese e o Exército de Formiguinhas, com apoio do Simespi, realizam a campanha “Feliz Natal com comida no prato!”. Cada doação de R$ 95 garante a uma família carente: cesta básica com “mistura”, brinquedo, saquinho de doces e panettone. Para doar pelo PIX, o CNPJ é 65.679.029.0001-97. Por transferência bancária, Banco Itaú: 341, Ag.: 1616 – CC: 00125-9. Enviar comprovante via WhatsApp: (19) 99600-4362.