23/06/2017
Do Fundo do Baú Raffard
Foto histórica da construção do prédio do Círculo de Trabalhadores Cristão de Rafard, cedida por Osvaldo Boscolo:
O famoso “Círculo”, que no passado serviu à população da nossa cidade para várias atividades profissionais, entre outras: Farmácia, dentista, escola de costura, local para reuniões, escritórios de contabilidade, protético. Opa! Protético ainda temos! Lá está nosso amigo Misael Machado resistindo ao tempo…
Quem não se recorda da Dona Valli Bósio e suas inesquecíveis turmas de alunas que frequentavam as aulas de costura?
Do seu Mário, Toninho Gimenes, Marinês Rosatto, entre outros farmacêuticos que eram o terror da criançada que tinham que tomar injeção.
As crianças ao adentrarem o ambiente repleto de vidros de remédios de vários tamanhos, cores e diferentes cheiros, imediatamente ao sentir no ar aquela mistura de odores, a cabeça já começava a girar, e o estômago a embrulhar…
Os mais bagunceiros ficavam brincando no corrimão das escadas, e logo tomavam bronca dos mais velhos, independentemente de serem da família ou não.
Era comum nessa época, uma pessoa mais velha chamar atenção de um moleque travesso, e este não retrucar e obedecer, pois sabia que se chegasse aos ouvidos dos pais que tinha faltado com a educação com alguém, eram punidos severamente…
Mas, voltando às boas recordações, nos bons tempos de nossa querida terrinha, o prédio do “círculo” era nosso orgulho pela imponência da construção e sua bela arquitetura.
Palco de formaturas, festas, e bailes que aconteciam no andar superior, que na foto em questão, ainda não havia sido levantado, o nosso querido círculo guarda em seu interior todas as recordações aqui escritas, e muitas que ainda hão de ser escritas, pois guardadas estão todas elas no íntimo daqueles que como este que vos escreve, não cansa de relembrar de sua infância na querida Terra Coração…