08/06/2015
Diocese de Piracicaba tem dois novos padres; um deles de Capivari
Ordenações ocorreram no domingo, 7, na Catedral Santo Antônio, em Piracicaba
REGIÃO – O diácono José Geraldo Campos Penido foi ordenado padre no último domingo, 7, na Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, pela imposição das mãos do bispo Dom Fernando Mason. Natural de Brumadinho (MG) e morador de Capivari, ele se tornou diácono em fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, após oito anos de caminhada como seminarista da Diocese de Piracicaba.
Penido disse que sentiu o chamado aos 22 anos, depois de ficar sete afastado da Igreja. Ele resolveu ir à missa novamente em 1997 e, nesse dia, durante a homilia, sentiu que Jesus o chamava para trabalhar na Igreja. Em 2000 deixou emprego, namorada, família e foi ser missionário da Comunidade Aliança de Misericórdia por oito anos. Em 2009 começou o curso de Filosofia e, em seguida, fez Teologia.
Na mesma celebração, também foi ordenado padre o paranaense Reginaldo Aparecido Brandão, natural de Bandeirantes. Ele se tornou diácono no mesmo mês que Penido, mas na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Charqueada. Modelo profissional, DJ e baladeiro, seu chamado ocorreu em 2003, aos 27 anos, quando foi convidado para participar de um retiro da Renovação Carismática Católica (RCC).
Segundo o diácono, a vida dele começou a se transformar nesse retiro. Depois, ao frequentar o grupo de jovens de sua paróquia, Brandão sentiu que deveria fazer um caminho de discernimento vocacional. Em 2006, participou de vários encontros com a equipe vocacional diocesana e, em 2007, entrou no propedêutico diocesano. Ingressou em 2008 no curso de Filosofia e, em 2011, na Teologia.
Após a ordenação, ambos iniciaram o ministério sacerdotal em duas paróquias piracicabanas. Penido realizou trabalho pastoral na Imaculada Conceição e foi animador do Setor Juventude. Brandão, por sua vez, serviu a Paróquia Menino Jesus de Praga e atuou como animador da Pastoral da Criança. Agora, de acordo com a Diocese, eles tiveram o momento mais sublime de suas vidas: a ordenação sacerdotal.
Para a ocasião, Penido escolheu como lema um trecho do Evangelho de Lucas: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22, 19b). “O chamado de Deus que se realiza e, principalmente, da Diocese que me acolheu”, diz. Já Brandão se inspirou em João: “Tu me amas? Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21,16). Ele afirmou que, para ele, o domingo foi o dia da realização de seu maior sonho. “Um divisor de águas. O antes e o depois.”