Falando de Vinho

Dia Mundial da Marselan

A uva Marselan foi cultivada pela primeira vez perto da cidade francesa de Marseillan, principalmente na região vinícola de Languedoc, e em algumas plantações na costa norte da Califórnia.

Também se tornou muito popular na China. A uva geralmente produz um vinho tinto de corpo médio.

Marselan foi criada em 1961, pelo ampelógrafo – especialista no estudo científico das videiras – francês Paul Truel, a partir de um cruzamento entre as espécies Cabernet Sauvignon e Grenache . Não é uma vitis vinífera nativa, mas uma uva criada em laboratório em uma parceria da França com a China.

Como a Marselan só podia produzir pequenas bagas, a variedade da videira foi arquivada e considerada improvável de ser lançada comercialmente.

Mas, as tendências da viticultura no final do século XX, começaram a valorizar variedades de menor rendimento com boa resistência a doenças como oídio, incentivaram a revisitar a uva e em alguns anos mais tarde até criaram o dia mundial da Marselan.

A videira foi submetida à aprovação para liberação comercial e foi inscrita no registro oficial de castas em 1990.
De acordo com a mestre de vinho, Jancis Robinson, em seu livro “Vines, Grapes & Wines”, o varietal marselan tende a produzir vinhos de intensa coloração e altamente aromáticos, com taninos flexíveis e potencial para envelhecer.

É um vinho ideal para acompanhar carnes saborosas, e até aquelas que você dá uma tostadinha e cria uma crosta mais escura.

Esse tostar, aporta sabores diferentes à carne, incluindo notas caramelizadas, que assemelham aos aromas da Marselan.

Experimente com uma tábua de queijos, ou um hamburguer com cebola caramelizada e queijo cheddar. Você irá se surpreeender com o resultado e, com certeza, deixará o refrigerante de lado na próxima ocasião.

Ah, o Dia Mundial da Marselan é comemorado dia 27 de abril, porque é o dia de nascimento de Paul Truel em 1924, seu verdadeiro pai.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?