Falando de Vinho

Dia Internacional do Vinho do Porto

As montanhas esculpidas do Douro, as curvas do rio com águas que parecem um espelho e refletem maravilhosa paisagem, um lugar cheio de encantos e com algo mágico no ar. O vale do Douro é um daqueles destinos que você precisa ir ao menos uma vez na vida.

Não há dúvidas de que o vinho do Porto é o vinho mais rico e com mais histórias para contar, ele foi o primeiro vinho a ser engarrafado e o Douro é a região demarcada mais antiga do mundo.

Vinho do Porto é o mais clássico dos vinhos fortificados, produzidos na região Demarcada Douro.

Vinho do Porto

Na produção do vinho do Porto a aguardente vínica é adicionada para interromper a fermentação e preservar um pouco da doçura natural da uva no vinho, sendo esse processo conhecido por fortificação.

É a 27 de janeiro que se assinala o Dia Internacional do Vinho do Porto.

Neste dia, em qualquer parte do mundo, as pessoas são convidadas a provar um copo de vinho do Porto, a partilhar a experiência e a saber mais sobre a bebida.

Tradicionalmente, realizam-se atividades lúdicas em adegas do vinho do Porto, como provas de vinho do Porto.

As fotos do dia podem ser partilhadas nas redes sociais com a hashtag #PortDay.

A data foi criada em 2012 pelo Center for Wine Origins, uma instituição dos Estados Unidos da América, da qual o IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto) faz parte.

Como sugestão, não espere uma ocasião especial para abrir uma boa garrafa de vinho, a boa garrafa de vinho já é, por si só, a ocasião especial que você precisa. E sabe aquela máxima sobre os vinhos? “Quanto mais velho, melhor?”.

Para os vinhos do Porto, ela é a mais pura verdade.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?