ColunistasRubinho de Souza

Dia do Trabalho no RCA

DO FUNDO DO BAÚ RAFFARD

Todo 1º de Maio, dia em que se comemora o Dia do Trabalho, na cidade “Coração” tínhamos garantida uma grande festa, que era realizada no campo do Rafard Clube Atlético, onde nós os moradores, e até mesmo aqueles das cidades vizinhas, mas que trabalhavam como operários da Usina, vinham prestigiar a festa e participar da “pega do porco”, onde o bichinho, quase sempre um leitão com bom peso era ensebado de graxa, com o fim de ficar bem “liso” e dificultar aquele que se predispunha a agarrá-lo.

Publicidade

A verdade é que muito adentravam o gramado do campo, com o intuito de agarrar o bichinho, e tornar-se o vencedor e levar o seu “troféu” para casa.

O show era garantido quando muitos ao tomar um dible do porco, caiam e como a grama muitas da vezes era previamente irrigada com a intenção de justamente ficar escorregadia, rolavam na grama, ficando tal e qual o suíno. Risadas soavam estridentes da platéia que torciam por um ou outro que disputava o direito de levar o “bichinho” para casa.

Na foto, podemos ver que o senhor de chapéu, que ninguém até o momento conseguiu identificar, foi o vencedor do “pega-porco” desse dia.

Além dessa disputa, tínhamos jogos de futebol no mesmo dia, tanto que os moradores passavam praticamente o dia no RCA, cujo time com o mesmo nome, era a sensação de nós moradores de Rafard. Esses dias que ficaram guardados em nossa memória, como um tesouro escondido, e que na medida que vem à lembrança, iremos contando aqui.

O que podemos afirmar ao caro leitor, sem medo de errar, é que foram dias inesquecíveis para aquele que presenciou e participou dessas festas memoráveis…

COLUNA de autoria de Rubinho de Souza
Envie sua colaboração para o colunista: [email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo