Falando de Vinho

Dia da Tannat: a história da uva emblemática do Uruguai

O Uruguai pode ser uma nação pequena, mas tem história notável de vencer as adversidades. O Uruguai foi o primeiro a vencer a primeira Copa do Mundo em 1930; usa mais energia renovável do que a maioria (95% da eletricidade que usa é renovável); e tornou-se um campeão da improvável uvas Tannat.

Embora houvesse vinhedos domésticos plantados no Uruguai antes, por imigrantes rurais, o primeiro vinhedo comercial foi plantado pelo espanhol Pascual Harriague, que trouxe a videira Tannat, nativa de sua casa basca na Europa, e a plantou em Salto, no norte do Uruguai, em 1870.

A partir daí começou a se espalhar pelo país, e hoje, tornou-se a variedade mais plantada do Uruguai.
Em uma ode à importância da Tannat para o Uruguai, o instituto Nacional de Viticultura declarou o dia 14 de abril como Dia da Tannat – para marcar o dia em que Harraigue faleceu, em 1894, e seu legado duradouro no Uruguai.

Dia da Tannat: a história da uva emblemática do Uruguai - Pascual Harriague. Foto: Reprodução internet
Dia da Tannat: a história da uva emblemática do Uruguai – Pascual Harriague. Foto: Reprodução internet

As grossas peles da Tannat, que dão a sua cor profunda e o tornam o vinho tinto mais saudável do mundo (rico em antioxidantes, antocianinas e resveratrol), amadurecem bem sob o sol quente, enquanto as temperaturas amenas da costa significam que o Tannat uruguaio preserva acidez refrescante e os aromas definidos da ameixa, framboesa e especiarias.

Se você optar por tomar uma taça de Tannat, convido você a fazer um brinde em nome da uva campeã do Uruguai. Feliz Dia da Tannat!

Érica Falsirolli Franchi
Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?