Chegamos à metade de setembro e logo mais chegaremos à estação do ano em que nossas vidas ficam mais alegres, pois seremos brindados com um espectro de cores oferecido pelas flores, que mostrando toda a beleza da criação divina, nos oferece um maravilhoso espetáculo através da diversidade de cores.
Para aqueles que gostam de conhecimento: o nono mês do ano tem entre outras comemorações, o “Dia da árvore” que será no dia 21, cuja data foi escolhida por conta da proximidade com o início da primavera no Hemisfério Sul, que ocorre no dia 22 de setembro.
O objetivo da escolha, foi criar uma conscientização no ser humano da importância das plantas para a manutenção da vida de um modo geral, importância essa que todos os animais parecem ter consciência, menos o homem.
Se prestarmos a devida atenção à natureza, principalmente as aves e as abelhas de um modo geral, festejam muito a chegada da estação das flores, pois além de lhes proporcionar sombra e abrigo, as árvores contribuem melhorando a produção de oxigênio e alimento, aumentando a umidade do ar e a diminuição da temperatura que nestes dias nossos são muito altas.
Não poderia deixar de lhes dizer que no meu tempo de escola, no “Dia da árvore”, os alunos eram convidados pelas professoras escrever sobre o tema, desenhar e fazer colagem sobre a importância das árvores em nossas vidas.
No dia específico, todos os alunos, acompanhados pelos seus professores, saíamos às ruas, e cada um de nós plantava uma muda de árvore nas calçadas da nossa cidade.
Muitas árvores que ainda hoje temos em nossas ruas, foram plantadas pelos alunos daquela época, que em lugar previamente escolhido pela administração municipal, orientava seus funcionários a cavar os buracos nas calçadas, estercar e deixar ao lado de cada um deles, as mudas que seriam plantadas por nós.
Após a plantio, passava todos os dias de manhã e à tardinha, um caminhão pipa, molhando cada uma das mudas, até que elas ganhassem tamanho e raízes para ter vida própria. E nós alunos éramos orientados a fiscalizar cada uma dessas árvores para que fossem bem cuidadas e não sofressem nenhum dano até crescerem…
Depois de cada um dos alunos plantar sua muda de árvore, acompanhando os professores novamente, voltávamos todos à escola, e em fila, orientados previamente a ter em mãos uma cópia do Hino à árvore, sob a regência de nossa professora de música, todos juntos numa só voz, cantávamos assim:
“Cavemos a terra, plantemos nossa árvore
Que amiga bondosa ela aqui nos será!
Um dia, ao voltarmos, pedindo-lhe abrigo,
Ou flores, ou fruto, ou sombra dará.
O céu generoso nos regue esta planta,
O sol de dezembro lhe dê seu calor
A terra que é boa, lhe firme as raízes,
E tenham as folhas frescura e verdor.
Plantemos nossa árvore, que a árvore é amiga,
Seu ramo frondoso aqui abrirá,
Um dia ao voltarmos em busca de flores,
Com as flores, bons frutos e sombra dará”.