A equipe técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) trabalha rotineiramente para desobstruir uma das principais redes de esgoto do bairro Santa Tereza D’Avilla.
Segundo o chefe da Divisão Operacional, Claúdio Luciano Bossolan, a equipe já vinha recebendo ocorrências de mau cheiro no bairro e quando chegaram ao local constataram que pedras enormes, lixo, gordura e pedaços de isopor impediam o fluxo normal do esgoto.
“Os descartes irregulares desses objetos entupiram a rede e ocasionaram o extravasamento do esgoto em um dos poços de visita – ponto de manutenção da rede”, explica o funcionário.
O uso inadequado e o vandalismo podem causar transtornos para a população com o refluxo do esgoto sem tratamento para dentro dos imóveis, o que traz prejuízos para saúde e para o meio ambiente.
Em situações como esta, o SAAE precisa contratar o caminhão hidrojato que faz a desobstrução das redes com jatos de alta pressão.
“Existem casos em que ocorre o rompimento da tubulação e os reparos chegam a levar dias para serem concluídos”, explica Claúdio.
As pessoas que, intencionalmente, jogam lixo ou restos de materiais nas redes de esgoto podem ter problemas com a Justiça, uma vez que danificar ou destruir patrimônio público é qualificado como crime. O SAAE pede aos clientes que denunciem os atos de vandalismo pelo telefone 0800 878 7874 ou pelo 153 da Guarda Civil.
Atendimento
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) restringe o atendimento presencial e, a partir desta sexta-feira, (20/03) estará restrito para entrada somente de duas pessoas por vez, para atendimento. A medida visa impedir aglomerações e reduzir a chance de disseminação do novo Coronavírus.
Segundo o superintendente, José Luiz Cabral, a determinação é que os clientes deem prioridade a serviços digitais e que possam ser atendidos pelo aplicativo do Icolibra Plug, pela internet, por meio do site www.saaecapivari.com.br, ou pela Central de Atendimento ao Cliente.
“Temos os recursos disponíveis e pedimos para que todos procurem respeitar esse momento delicado que o país vive”, ressalta.
O aplicativo Icolibra Plug, conecta o cliente diretamente com o SAAE. Basta fazer download no celular e, com uma fatura em mãos, fazer a leitura do QR CODE ou cadastrar a unidade consumidora do titular da conta. Pelo aplicativo é possível solicitar serviços, emitir a segunda via da fatura, gravar áudio, tirar foto, enviar sugestões e denúncias diretamente para a Central de Atendimento.
Pedimos a compreensão de todos que para registrar suas solicitações e serviços, entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo 0800 878 7874 (ligação gratuita). O SAAE disponibiliza uma equipe de plantão para atender as solicitações dos diversos serviços que a autarquia oferece.