O presidente da Câmara de Rafard, vereador Luis Fernando Zape, chamou o prefeito Fabio Santos de mentiroso durante o uso da tribuna livre, na sessão ordinária da última terça-feira (24). A afirmação diz respeito ao imbróglio criado em torno do desassoreamento do Rio Capivari.
Em 13 de setembro, o chefe do Executivo anunciou em suas redes sociais que o município já tinha entregado toda documentação e estaria contemplado no programa Rios Vivos, do Governo do Estado de São Paulo. Ele afirmou, inclusive, que em questão de dias, o maquinário estaria realizando as obras na cidade.
No entanto, não foi o que aconteceu. Em Capivari, município também contemplado no programa, as máquinas responsáveis por realizar as obras de desassoreamento no Rio Capivari e afluentes, chegaram no dia 15 deste mês.
Preocupados com a situação e com a informação de que Rafard não receberia os maquinários devido a não entrega de toda documentação, os vereadores Ernesto Brigati, Luis Fernando Zape, Marcelo da Silva e Pedro Reinaldo da Rosa, que fazem parte do grupo de oposição ao atual governo municipal, buscaram ajuda da deputada estadual Valéria Bolsonaro.
Ela esteve na cidade na quinta-feira (19), a convite do vereador Marcelo, onde recebeu os agradecimentos dos vereadores por toda ajuda que tem dado para Capivari e região, junto ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, principalmente para que o desassoreamento do Rio Capivari se tornasse realidade.
“A assessoria de Valéria Bolsonaro deu todo o apoio junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Governo do Estado, intermediando os contatos e oferecendo suporte e auxílio durante o processo”, afirmou Silva.
Questionada do porquê os maquinários não chegaram em Rafard para o início das obras, a deputada informou que o município não estaria contemplado nesta etapa do programa Rios Vivos, pois não apresentou todos os documentos necessários.
Diante da divergência, os vereadores entregaram um ofício à deputada Valéria Bolsonaro, solicitando informações à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, para conhecer as reais necessidades para o início das obras no município.
O ofício foi respondido ainda no dia 19, pela diretora técnica do DAEE, Regina Aparecida Ribeiro. No documento, ela descreve que Rafard não apresentou quatro documentos, são eles: ficha de vistoria (novo modelo); área regularizada para bota-fora; plano de comunicação com comitê e plano de manutenção (participação social).
No dia seguinte, 20 de outubro, o prefeito Fabio Santos voltou atrás e divulgou novo vídeo nas redes sociais, anunciando que o governo municipal está trabalhando para regularizar a documentação e que, em breve, o município será contemplado.
Ao finalizar sua fala em tribuna, o presidente Luis Fernando Zape satirizou a situação e soltou no telão do plenário um trecho da música Pega na Mentira, de Erasmo Carlos.