DestaquesRafard

Desassoreamento do Rio Capivari avança em ritmo acelerado

O desassoreamento do Rio Capivari, em Rafard, tem seguido em ritmo acelerado desde o início das obras em 16 de abril. O trabalho começou pelo córrego São Francisco e, após a finalização dessa etapa, as máquinas foram deslocadas para o Rio Capivari, progredindo pelo bairro Bomba e chegando à ponte do Coqueiro. Atualmente, os maquinários estão descendo em direção à barragem da Leopoldina, realizando a limpeza e retirada de lodo, com um aprofundamento de 8 metros.

O prefeito de Rafard, Fabio Santos, destacou a importância desta obra para a comunidade. “Após três décadas de espera, Rafard está sendo exemplo na execução do desassoreamento do rio, iniciativa que representa um avanço ambiental significativo e um impulso para a qualidade de vida dos moradores locais”, afirmou. Ele também expressou gratidão pelo apoio dos vereadores Alexandre Fontolan, Doca, Alaércio Scarso, Rodolfo Minçon e Rogério Dias Rodrigues, e pelo compromisso do deputado Rafa Zimbaldi e do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O desassoreamento do Rio Capivari é uma demanda antiga da comunidade rafardense, que tem enfrentado problemas recorrentes de alagamentos e impactos ambientais. Com a execução das obras, espera-se uma significativa melhoria na prevenção de inundações e na preservação do ecossistema local.

Desde o início da obra, cerca de 2 quilômetros entre o córrego São Francisco e o rio Capivari já receberam os maquinários para limpeza. “Estamos avançando rapidamente e já concluímos cerca de 50% da obra. A previsão é que os trabalhos se estendam até setembro deste ano”, informou o prefeito Fabio Santos.

Ele acrescentou que o município ainda aguarda a chegada da balsa para que as máquinas possam realizar a limpeza em locais de difícil acesso.

Nas redes sociais, o empresário rafardense, Fernando Quibao, reconheceu publicamente em uma postagem a importância do desassoreamento do Rio Capivari para o município. “Sou nascido em Rafard, tenho 52 anos e nunca vi uma obra dessa na cidade. Parabéns Fabinho”, disse o proprietário da Auto Peças Quibao.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?