O propósito do plano é a preservação de vidas e a redução de danos humanos, materiais e ambientais
A Defesa Civil de Capivari dá início no dia 1º de dezembro, no Plano de Ação Imediata (PAI) para a ‘Operação Chuvas de Verão 2019/2020’. O plano se estenderá até 31 de março de 2020, com possibilidade de prorrogação, devido as condições e possíveis alterações climáticas.
O PAI atende a população capivariana em diversas intempéries climáticas, como: enchentes, inundações, alagamentos, raios, quedas de árvores, fios de alta-tensão, e tem como propósito fundamental a preservação de vidas e a redução de danos humanos, materiais e ambientais. A ideia é prevenir e mitigar os impactos associados aos eventos típicos da estação climática mais chuvosa do ano.
Além de especificar as atribuições de cada secretaria e diretoria da Prefeitura de Capivari em situações de enchentes, o PAI serve como instrumento de informação à população, indicando, por exemplo, os contatos para atendimentos de emergência: 199 e (19)3492-3186 (Defesa Civil); e 153 e (19)3491-1311 (Guarda Municipal).
“Ressalto que as secretarias envolvidas no Plano devem estar preparadas para enfrentar as situações de adversidades do período, pois a resposta para a população tem que ser de maneira rápida e célere”, afirma o diretor da Defesa Civil de Capivari, Júlio Capóssoli Neto.