13/12/2014
Defesa Civil é considerada modelo na construção de cidades resilientes
Brasil é o país com maior número de cidades resilientes, totalizando 301, das quais 213 são cidades paulistas, incluindo Rafard
RAFARD – Em cerimônia na quarta-feira, 3, no Palácio dos Bandeirantes, a Defesa Civil foi certificada como uma das cidades modelo da campanha “Construindo Cidades Resilientes”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). A campanha constitui em aumentar o grau de consciência e compromisso em torno de práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilidades e propiciando bem-estar e segurança aos cidadãos.
Atualmente, o Brasil é o país com maior número de cidades resilientes, totalizando 301, das quais 213 são cidades paulistas. Por este motivo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu das mãos da representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas para a Redução de Riscos e Desastres, Margareta Wahlström, o certificado de Estado Modelo, sendo o primeiro no mundo a receber tal honraria, na qual Rafard está inclusa.
O coordenador da Defesa Civil, Márcio Jacob Hessel, representou a Prefeitura no evento, ao lado do vereador Alexandre Fontolan (PSDB), que representou o Poder Legislativo. Para Jacob, o fato de Rafard estar entre as cidades modelo deve ser comemorado. “Como representante da Defesa Civil, sinto-me honrado em saber que nossa cidade faz parte desse seleto grupo. O que nos deixa mais satisfeitos é saber que o trabalho vem sendo feito corretamente e que a população está segura quanto a possíveis riscos”, diz.
A cerimônia contou ainda com palestras sobre o Sistema de Defesa Civil e Marco de Hyogo, ambas ministradas pelo coronel da Polícia Militar (PM) José Roberto Rodrigues de Oliveira e pela primeira tenente da PM Aline Betânia de Mattos Carvalho Signorelli.