CapivariMombucaNotíciasRafardRegião

Defesa Civil do Estado alerta para fortes chuvas nos próximos dias

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo encaminhou comunicado especial à toda a imprensa na tarde desta quarta-feira (19), solicitando apoio na divulgação do alerta para a previsão de chuvas para a segunda quinzena de setembro.
São esperados cerca de 40mm em Capivari. A pancada de chuva (cerca de 10mm) que caiu sobre a cidade na quarta-feira (19) contribuiu para aumentar a umidade relativa do ar, além de amenizar as fuligens de poeira que estavam sobre a atmosfera, diminuindo a incidência de doenças respiratórias.
Confira o conteúdo da nota: “A Defesa Civil Estadual encaminhou para as coordenadorias regionais e municipais de defesa civil, previsão meteorológica especial para todo o Estado de São Paulo tendo em vista que uma nova frente fria avança pelo Estado causando chuvas e diminuindo as temperaturas nos próximos dias. Com o final do inverno, o bloqueio atmosférico perde força, possibilitando que sistemas meteorológicos atinjam o Estado. Nesta quinzena, além da passagem dessa frente fria, teremos instabilidades entrando no Estado que causam pancadas de chuva principalmente no interior. Essas chuvas podem conter pontos fortes, vir acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo, elevando o potencial de ocorrer transtornos, como formação de alagamentos intransitáveis, destelhamentos de casas e quedas de árvores. A primeira pêntada de chuva (acumulado de 5 dias de chuvas) mostra o efeito da frente fria no Estado, ela gera acumulados maiores no interior. A característica da frente fria é a pancada de chuva de curta duração, seguida de chuva de longa duração. Como tivemos um período de estiagem, as chances de ocorrer transbordamento de córregos largos é baixa, mas ainda podem ocorrer destelhamentos de casas, quedas de árvores e formação de alagamentos intransitáveis. Na última análise do acumulado é possível ver as áreas de instabilidade causando pancadas de chuva, principalmente no interior, elas vêm acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo, elevando o risco de ocorrer transtornos.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo