J.R. Guedes de Oliveira

Décio Pazzianotto

Décio Pazzianotto – Alfaiate e pintor. Nasceu em Capivari, no dia 7 de novembro de 1929. Filho de Benjamim Pazzianotto e Vitória Catel Pazzianotto que imigraram da região de Treviso no norte da Itália para o Brasil no final do século 19. Foi casado com Maria Helena Bresciani Pazzianotto com quem teve 3 filhos: Carlos Benjamim Pazzianotto, Maria Cristina Pazzianotto e Cibele Aparecida Pazzianotto Stein.

O meio de sustento de sua família de 12 irmãos eram atividades manuais de confecção de sapatos e sapatões. Décio também exerceu atividades manuais, em sua juventude aprendeu a confeccionar calças e paletós e o trabalho de alfaiate que era o principal meio de subsistência de sua futura família.

Paralelamente a sua atividade principal de alfaite desenvolveu técnicas de pintura em curso na escola de Belas Artes de Campinas. Sua principal característica era ser meticuloso em suas atividades, as roupas que produzia geravam encomendas de alfaitarias tradicionais da capital que o procuravam para executar seus pedidos. Essa característica pode também ser verificada em suas atividades artísticas, em seus quadros.

Publicidade
Décio Pazzianotto
Décio Pazzianotto

Estimamos que Décio Pazzianotto tenha produzido de 200 a 250 obras (quadros à óleo) onde predominavam a natureza morta, personagens de Capivari, locais de Capivari e arredores. Era amante de festas populares como o carnaval tendo participado ativamente na decoração de clubes, de decoração em carnavais de rua da cidade e também da escola de samba Turma do Brejo.

Faleceu no dia 28 de março de 2007, aos 78 anos de idade.

(Fonte: Carlos Benjamim Pazzianotto e O Organizador)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo