De autoria da vereadora Paloma, Câmara aprova projeto de lei que garante atendimento prioritário às mães atípicas
A vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP) protocolou o projeto de lei 027/2023, que institui no âmbito do município de Capivari, o atendimento psicossocial prioritário às mães que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência.
O objetivo desse projeto de lei, é garantir o atendimento prioritário para essas mães, pois já é conhecido o impacto físico e metal que sofre uma pessoa que tem a responsabilidade de cuidar em tempo integral de um familiar com condições crônicas severamente incapacitantes.
“Essas mães precisam de apoio psicológico para conseguirem suportar esse cotidiano extremamente desgastente, lidar com uma sociedade excludente e perceber a importância de também cuidarem da própria saúde”, explica a vereadora.
De acordo com o PL, que foi aprovado por unanimidade na noite da última segunda-feira, 25, a usuária dos serviços de saúde deve comprovar mediante a apresentação de documento hábil ou laudo médico, ser ascendente ou descendente, tutora ou curadora de pessoa com deficiência.