ArtigosFalando de Vinho

Da tradição marítima para as vinhas

A família Odfjell tem uma tradição sólida na navegação, na parte de armadores e de portos. O armador norueguês descendente de vikings, Dan Odfjell, dava para seus filhos mel para se alimentarem na época que a Alemanha ocupou parte da Noruega.

]Então, resolveu comprar uma fazenda no Valle del Maipo, no Chile, para ter o próprio apiário para produzir mel. Com o passar dos anos, os estudos apontavam que seria interessante plantar videiras na região.

Desde o começo a vinícola se preocupou com a questão orgânica e o objetivo foi produzir vinhos sustentáveis com uvas de extrema qualidade, para conseguir um vinho de rijeza ano após ano.

Da tradição marítima para as vinhas
Da tradição marítima para as vinhas

Odfjell conseguiu concretizar o sonho de plantar as primeiras vinhas no local, e, hoje, a produção é conduzida por seus filhos, inclusive a adega foi projetada por um deles, o Laurence Odfjell que teve como foco o cuidado máximo com as uvas.

A vinícola Odfjell foi a primeira vinícola gravitacional da América Latina, fazendo o uso da gravidade, sem utilizar bombas.

A missão da vinícola é produzir rótulos memoráveis de forma sustentável. Todos os vinhedos são orgânicos e biodinâmicos. São 85 hectares plantados no Maipo, além das vinhas mantidas em Cauquenes e Lontué, totalizando 118 hectares de vinhedos.

Francisca Palacios e colunista Érica Falsirolli Franchi
Francisca Palacios e colunista Érica Falsirolli Franchi

Quero compartilhar com vocês, que no dia 18 de junho de 2024, tive o prazer em participar da Degustação da Vinícola Odfjell, na Associação Brasileira dos Sommeliers Campinas, conduzida pela jovem enóloga, Francisca Palacios, que possui vasta experiência profissional. Ela procura retratar nos vinhos cada detalhe que o terroir transmite.

“Minha intenção é fazer vinhos sem maquiagem; vinhos que mostram sua beleza natural em vez de se esconderem atrás de uma fachada. Meu objetivo é vinhos autênticos, frescos e vibrantes.” afirma Francisca.

Na degustação foram apresentados e servidos cinco vinhos, inclusive o lançamento “Odfjell Zippora Orgânico 2019”, o qual recebeu 96 pontos – Vino revelacíon.

Um vinho de aniversário de 25 anos que presta homenagem às origens da família Odfjell como viticultores. Zippora foi um navio de três mastros construído em 1878, e o bisavô de Laurence, era capitão e proprietário de parte do navio.

Para finalizar, meu agradecimento e saibam: que toda garrafa de vinho tem uma história que merece ser contada, ainda mais compartilhando uma taça de vinho.

Zippora foi um navio de três mastros construído em 1878
Zippora foi um navio de três mastros construído em 1878

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?