30/01/2015
Curso sobre cultivo do tomate orgânico tem início dia 13
Aulas serão realizadas a cada 15 dias durante seis meses, totalizando 100 horas; curso ensinará desde a preparação do solo até a comercialização do tomate
RAFARD – Em fevereiro, o Departamento de Agricultura e Pecuária vai promover um curso gratuito sobre técnicas de manejo no sistema orgânico do cultivo do tomate. As aulas serão realizadas a cada 15 dias durante seis meses, com início dia 13 (totalizando 100 horas). De acordo com o chefe de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel, o curso será dividido em módulos: preparo de solo, plantio, técnicas de adubação orgânica, tratos culturais, compostagem, colheita e comercialização.
“Essa é uma técnica inovadora para Rafard e região. Sua produção não utilizará agrotóxicos, apenas produtos biológicos, garantindo mais saúde na mesa da população”, afirma Jacob. Os produtores podem obter até 60% a mais em sua demanda, garantindo mais qualidade na alimentação do consumidor por meio do tomate orgânico, expandindo, assim, a comercialização.
O prefeito César Moreira (PMDB) acredita que esse tipo de curso é fundamental para melhorar a economia do município. “Assim como temos muitas coisas novas para a indústria, temos também inovações para o setor da agricultura que podem gerar mais lucro para o produtor, porque cada vez mais a população busca o bem estar por meio de produtos saudáveis. Esses cursos que temos conquistado, quando bem aproveitados, melhoraram a qualidade de vida de todos e desenvolvem economicamente o município, uma vez que os produtores se desenvolvem também.”