11/08/2014
Cuiabá
Artigo | Por Aline Pinheiro*
Para conhecer o Brasil por completo, deve ir ao Mato Grosso! Cuiabá oferece boa infraestrutura de serviços e de hospedagens. Os turistas fazem da capital mato-grossense a porta de entrada para o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.
Devido ao calor intenso, em qualquer época do ano, com algumas exceções no inverno, o turista deve alternar os passeios em Cuiabá com pausas para descanso, no hotel ou nos bares, cafés e restaurantes.
O Museu do Morro da Caixa D’água Velha abre de terça a domingo, manhã e tarde. Além do contato com a história antiga da cidade em suas galerias subterrâneas, permite a proximidade com uma bela timbaúva, árvore gigante, nativa do Pantanal. A cultura indígena do Mato Grosso, em suas manifestações como arte, artesanato e objetos coletados nas aldeias, pode ser conhecida em espaços como a Casa Do Artesão e o Museu Rondon, este no campus da Universidade Federal do Mato Grosso.
Parada obrigatória são os restaurantes da cidade. Entre os melhores estão os estrelados Al Manzul, um dos melhores de cozinha árabe do Brasil; e o Mahalo, sofisticado em todos os estilos – do ambiente ao cardápio contemporâneo. E as peixarias Biba’s e Lélis.
Para sessões de cinema, espetáculos de teatro, dança e música, clássica ou regional, e também para exposições de artes visuais, procure as salas do Sesc Arsenal, do Cine Teatro Cuiabá e do Pavilhão das Artes. Tarde da noite, cantores de música sertaneja ajudam a espairecer do calor em shows para centenas de pessoas. Quem prefere outros ritmos, como MPB e música eletrônica, também os encontra em bares e casas noturnas de Cuiabá.
Não esqueça de se hidratar bem e de levar protetor solar!
(*) Aline Pinheiro é jornalista, agente de viagens, mãe e escreve no blog Viajar com Filhos.