06/02/2015
Cras oferece diversos cursos à população
Atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; objetivo do grupo é prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais
RIO DAS PEDRAS – O Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único da Assistência Social (Suas), cujo objetivo é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios de sua abrangência, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. São atendidas famílias dos bairros Cambará, Vitorio Cezarino, Jardim Dona Rosina, Luis Massud Coury, Núcleo Habitacional Lúcia Taranto Marrano, Residencial Jorge Coury.
A equipe de profissionais da unidade conta com uma assistente social e coordenadora (Jaqueline), duas assistentes sociais (Juliana e Vivian), uma psicóloga (Cristina), dois orientadores sociais (Sergio e Renata) e um administrativo (Silvania). O Cras fica na Rua Serafina Luca Mariano, 476, Cambará. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3493-7106.
Principais atividades do Cras
– Serviços de caráter preventivo, proativo, diferenciando-se dos demais, pois além dessas ações, possui as funções exclusivas de oferta pública do trabalho social com as famílias do Programa de Atenção Integral à Família (Paif) e de gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica.
– Realização semanal de atividades socioeducativas e oficinas de convivência, com grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), buscando estimular as trocas culturais e partilha de vivências, no sentido de pertencer e de identidade, fortalecendo, assim, os vínculos familiares e comunitários.
– Mensalmente, realiza atividades de lazer e cultura, atividades socioeducativas e oficinas de convivência, promovendo a participação ativa dos grupos de transferência de renda, Ação Jovem e Renda Cidadã. O Grupo Melhor Idade e o Grupo de Convivência de pessoas com Deficiência intelectual e/ou múltipla também estão presentes mensalmente nos encontros, com disposição e expectativa de uma vida saudável e adaptada de acordo com a necessidade.