Conjunto de ações de investimento no sistema elétrico, inovação, tecnologia e capacitação de equipes compõe o Plano Verão
O período do verão se aproxima e, com ele, intensificam-se os temporais que atingem a região sudeste do Brasil. Para enfrentar as chuvas características dessa estação, a CPFL Paulista investe fortemente ao longo do ano para aumentar a eficiência de suas redes e equipes, e garantir a qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica para seus clientes em 234 cidades do Estado de São Paulo. A preocupação tem relação direta com a intensificação de chuvas, geralmente acompanhadas de ventos – que em alguns casos ultrapassam três dígitos de velocidade -, e de descargas atmosféricas, que podem levar a um aumento no número de ocorrências de interrupções no fornecimento de energia.
Cerca de 2/3 do tempo em que o cliente da CPFL fica sem energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos como os temporais, colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores, por exemplo. Queimadas e furtos de cabos são outros fatores que podem provocar tais desligamentos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes, e organizados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede elétrica, tornando-a cada vez mais confiável.
A edição 2012/2013 do Plano Verão é a 17º a ser realizada pela empresa, e desde 2000 acontece de forma integrada com entidades, população, imprensa, colaboradores e fornecedores. Ele envolve a prevenção das situações que podem levar a interrupções emergenciais no fornecimento de energia elétrica, principalmente as ocasionadas pelos temporais. Automação da rede elétrica e ações preventivas que aumentam a robustez do sistema são fatores que contribuem para essa redução da demanda emergencial.
Embora esses desligamentos fiquem mais frequentes no verão, os investimentos e as ações preventivas são executadas durante o ano todo, e esse trabalho permite que, nos meses mais críticos (novembro a março), ocorra uma redução dos impactos provocados por grandes temporais. Assim como o monitoramento das condições climáticas permite o posicionamento de equipes em localidades estratégicas, também visando à agilidade no atendimento. A empresa conta com planos de contingência específicos, elaborados de acordo com o nível de abrangência e severidade dos temporais: moderado (ventos de até 60 km/h), forte (ventos de 60 a 100 km/h) e extremo (ventos acima de 100 km/h).
Investimentos
Até o final de 2012, a CPFL Paulista terá investido R$ 646,5 milhões em seu sistema elétrico, revisão de processos e sistemas de gestão para melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica nas cidades de sua área de atuação no interior paulista. Esse montante leva em conta a execução de obras – como construção, ampliação e modernização de subestações, linhas de transmissão e redes de distribuição – e um cuidadoso plano de manutenção com ações que vão desde inspeções com termovisor para detectar pontos aquecidos da rede elétrica até podas de árvores para minimizar o contato dos galhos com a fiação. Inclui também um alto investimento em automação de subestações e redes de distribuição – com a instalação de chaves telecomandadas -, o que possibilita a realização de manobras à distância, reduzindo o tempo do desligamento e o número de clientes afetados, uma vez que a medida reduz a necessidade de deslocamento de equipes.
Além disso, as distribuidoras do Grupo CPFL estão constantemente renovando sua frota, com aquisição de veículos (traçados, e com cesto aéreo que alcança até 25 metros de altura, para acesso a linhas de transmissão sem necessidade de escalada) e novos equipamentos, e investindo em treinamento e capacitação de seus profissionais, a fim de garantir mais segurança, qualidade e eficiência no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica aos clientes.
Esse conjunto de iniciativas compõe o Plano Verão, executado em parceria com prefeituras, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, as Polícias Civil, Militar e Rodoviária, e concessionárias de rodovias.
Índices de qualidade
Todo o trabalho de gestão e treinamento de equipes, investimentos na rede elétrica, monitoramento e logística operacional fez da CPFL Energia uma referência no segmento de distribuição de energia elétrica, tendo suas distribuidoras posicionadas entre as concessionárias com os melhores índices de qualidade no país. A CPFL Paulista figura entre as concessionárias com os menores índices de duração (DEC) e frequência (FEC) de interrupções de fornecimento de energia do Brasil, entre as grandes distribuidoras, segundo o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O DEC, índice que representa a média do tempo que o cliente da CPFL Paulista ficou sem energia durante o período de um ano, foi de 6,76 horas/ano em 2011, enquanto o FEC, índice que mede a frequência de interrupções no fornecimento, em média, por cliente, foi de 5,36 vezes/ano em 2011. A média brasileira nos últimos dois anos foi de: DEC 18,36 horas/ano em 2011 e FEC 11,31 vezes/ano em 2011.
Canais de atendimento ao cliente CPFL Paulista:
• Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
• Site: www.cpfl.com.br
• SMS: enviar para 27351 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento)
• E-mail: [email protected]
• Contact Center: 0800 010 1010 (ligação gratuita)
• Agências de atendimento presencial em todos os municípios atendidos