Olá, caro leitor. É com muita alegria que inicio, na data de hoje, minha coluna no jornal O Semanário. Antes de tudo, para quem ainda não me conhece – ou pouco conhece –, aí vai um resumo de minha trajetória profissional:
Sou Toninho Junqueira, nascido em Capivari e locutor de rádio há mais de 40 anos, com especialidade em moda de viola. Minha história pela música sertaneja começou quando, bem criança, já fazia curso de eletrônica por correspondência, e queria montar um receptor de rádio e um transmissor. Concluí o estudo aos 15 anos.
Chegando na cidade, fui convidado a me apresentar na Rádio Cacique de Capivari, no programa de auditório do saudoso Joel Costa e do Roberto Antunes, cantando e dando uma palhinha no auditório.
Foi daí que comecei a visitar, também, o programa Estrada de Terra, aos sábados à noite, comandado pelo saudoso doutor Ismael Sanches, pelo Bolinha, pelo doutor Jorge Panserini e pelo senhor Li Piazza, para declamar minhas poesias.
Logo depois, fui convidado pelo diretor da rádio, senhor Antonio Mattar Junior, a fazer meus próprios horários, como o Despertar Sertanejo, o Rancho Alegre e o Rancho Fundo. Quanta saudade!
Em paralelo, eu também fazia som em oito quermesses por ano.
16 anos depois, entrei para a Raízes FM, na qual fui muito bem acolhido pela família Raízes e pelo diretor, senhor Carlos Alberto Maschietto. Foi ele quem me deu diversas oportunidades e me qualificou como profissional do rádio. Recentemente, eu apresentava o Raízes do Brasil aos domingos, das 7 às 11 da manhã.
A Raízes foi minha casa por 24 anos, da qual saí, em maio de 2021, para fundar minha própria rádio, a São Gonçalo, que toca o melhor da música caipira 24 horas por dia, incluindo raridades do meu acervo de mais de 5 mil discos.
Aqui na coluna Contos do caipira, você vai ler, como o próprio nome já diz, contos inventados – ou não – por este caipira aqui, além de poesias e outros estilos de texto, sempre focados em contação de histórias.
Te espero, então, na próxima semana, neste mesmo horário e local, para compartilhar com você o primeiro conto, que inclusive faz muito sucesso entre quem já o conhece: Fugindo de casa.
Até semana que vem, e muito obrigado, desde já, por sua atenção e leitura até aqui.