09/07/2015
Conselho indica relação de manifestações culturais para tombamento
Documento protocolado na Prefeitura visa tombar patrimônios imateriais, como o cururu, a dança de São Gonçalo e o Batuque de Umbigada
PORTO FELIZ – O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Porto Feliz protocolou na Prefeitura, no último dia 30, uma relação de manifestações culturais existentes na cidade denominada “Rol do Patrimônio Imaterial de Porto Feliz Sujeito à Tombamento”. O documento estava sendo elaborado pelos professores Carlos Carvalho Cavalheiro e Sônia Belon desde 26 de novembro do ano passado.
Segundo Cavalheiro, a relação traz patrimônios imateriais diversos com vistas para tombamentos, como o cururu (desafio cantado do médio Tietê), a dança de São Gonçalo e o Batuque de Umbigada, além de expressões populares – “gente de quem?”, por exemplo –, lendas e histórias. “Trata-se de um rico material que procura englobar diferentes expressões da cultura imaterial e tradicional da cidade”, explica.
Além da descrição dos patrimônios, o documento, que foi aprovado pela Comissão e protocolado na Prefeitura no mesmo dia, contém recomendações ao poder público para salvaguarda e valorização das manifestações culturais passíveis de tombamento. Cabe agora ao prefeito Levy Rodrigues Vieira (PSD) analisar e sancionar a lei para o tombamento dos referidos bens imateriais de Porto Feliz.