Notícias

Conferência sobre os Direitos da Criança e Adolescente reúne jovens de escolas e projetos sociais

11/05/2015

Conferência sobre os Direitos da Criança e Adolescente reúne jovens de escolas e projetos sociais

Evento foi realizado no auditório da Faculdade das Monções no último dia 30
Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre alunos de escolas municipais, particulares e projetos sociais (Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Feliz)
Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre alunos de escolas municipais, particulares e projetos sociais (Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Feliz)

PORTO FELIZ – No dia 30 de abril, foi realizada no auditório da Faculdade das Monções (FAMO), a I Conferência Lúdica Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e a VI Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, ambas com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre alunos de escolas municipais, particulares e projetos sociais mantidos pela Diretoria de Desenvolvimento Social.

A mesa foi composta pelo prefeito Levi Rodrigues Vieira (PSD), pela presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Maria Lucia Nunes, pelo vereador José Luis Ribeiro de Almeida e pelo palestrante, professor consultor dos Direitos da Criança e do Adolescente, Delnério Nascimento da Cruz.

Neste ano, foram formados cinco grupos, nos quais governo e sociedade civil discutiram as prioridades nas políticas públicas de direitos da criança e do adolescente para os anos seguintes. Os temas desenvolvidos foram: I-Promoção dos direitos de crianças e adolescentes; II-Proteção e defesa de direitos; III-Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; IV-Controle social da efetivação dos direitos; V-Gestão da política.

Segundo Vieira, a importância da discussão desses eixos possibilita ao governo atender melhor as necessidades do município. “Estou muito feliz em ver os nossos jovens representantes de escolas públicas, particulares e projetos sociais nesta conferência. Vamos levantar propostas, expor as necessidades e dar ideias para que, juntos, possamos ir atrás de recursos para que vocês tenham um futuro cheio de oportunidades.”

A presidente do CMDCA, Maria Lucia, destacou o resultado positivo das duas conferências. “Realizamos a I Conferência Lúdica e a VI Conferência Municipal, tendo como objetivo a participação da sociedade na discussão da garantia dos direitos da criança e do adolescente do nosso município. Na ocasião, escolhemos os delegados (adolescentes e adultos) que vão representar o município na Conferência Regional, Estadual e, por fim, na Conferência Nacional, visando que se concretizem todas as propostas levantadas e sejam implantadas como políticas públicas.”

Na plenária final foram escolhidos 12 delegados na Conferência Lúdica e cinco delegados na Conferência Convencional. As Conferências Regional, Estadual e Nacional ainda não têm data marcada.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?