23/04/2015
Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ocorre nesta sexta-feira
Evento gratuito e aberto ao público será realizado no Salão Paroquial, ao lado da igreja matriz de São João Batista, das 8h às 17h
CAPIVARI – A Prefeitura, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promove nesta sexta-feira, 24, das 8h às 17h, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Capivari. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no Salão Paroquial São João Batista (Rua Martins Taques, Centro; ao lado da matriz e em frente à Casa da Cultura).
Neste ano, o evento discutirá o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segundo o presidente do CMDCA, Gamaliel Lourenço de Souza, haverá palestra, apresentações artísticas de crianças e adolescentes do município, grupos para adultos e oficinas infantis.
O objetivo é criar propostas para as conferências estadual e nacional, e para a eleição dos delegados que representarão a cidade nas próximas etapas. “Apesar das leis que definem direitos e deveres, as pessoas não vivem completamente essa realidade na prática, e a articulação de toda a sociedade é essencial para garantirmos o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes”, afirma Souza.
Para garantir a presença de comunidades e entidades de direitos, defesa e promoção da infância e da adolescência, o evento oferecerá transporte especial saindo dos bairros São João (Cras), São Pedro (mercadinho), Santa Tereza D’Ávila (portal), Santo Antônio (rotatória), São Luís (posto de combustíveis), Vila Balan e Moreto (EMEIs) e Castelani (Escola Dirceu Ortolani). A expectativa é reunir 200 pessoas.
Além disso, serão distribuídos lanches no horário de almoço, a fim de facilitar a participação em todas as atividades. A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada com apoio das secretarias de Desenvolvimento Social, de Cultura e Turismo, da Educação, da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Saúde. Mais informações pode ser obtidas pelo telefone 2146-3000.