CapivariDestaques

Comporta da barragem Leopoldina é retirada na tentativa de reduzir impacto das enchentes

Na última sexta-feira, 20, os chefes do Poder Executivo de Rafard e Capivari autorizaram a retirada da comporta da barragem Leopoldina.

A ação tem como intuito reduzir o impacto das cheias do Rio Capivari nas cidades.

Apesar de estar aberta em sua totalidade, a barragem tinha limitações que impediam que as águas passassem com facilidade e, por este motivo, o impacto das cheias se tornava maior nos bairros das áreas ribeirinhas.

Publicidade
Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

No dia 05 de janeiro, representantes do Governo do Estado de São Paulo estiveram no município para uma análise técnica na Barragem Leopoldina e, mediante o parecer do relatório, que saiu no último dia 20, e em conversa com a empresa Raízen, responsável pela Leopoldina, a cidade conseguiu a aprovação necessária para retirada completa da comporta da Barragem.

Com muita dedicação, comprometimento e com vontade para que as coisas aconteçam, dentro de uma hora, as equipes da Prefeitura organizaram uma megaoperação para trabalhar na retirada da comporta, com o intuito de tornar livre a passagem e o canal escoar o excesso das águas.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

“Hoje é um momento muito importante, que nós montamos essa megaoperação ao qual quero agradecer ao Grupo Raízen, que foi muito solícito.

Desde toda ajuda para retirada das famílias, a preocupação deles em ligar e em como poderíamos fazer a remoção da comporta.

Nós encontramos com a nossa equipe técnica da Defesa Civil, um meio para retirar a base e colocar de uma forma que não represe água.

As enchentes não acabarão, mas é um bloco de medidas. Desassoreamento, comporta com maior vazão, programas habitacionais que dependemos do Governo do Estado, uma Estação de Tratamento de Água em outro lugar.

Nosso governo está voltado para resolver demandas das enchentes”, disse o prefeito de Capivari, Vitor Riccomini.

O chefe do Executivo se emocionou com a ação e desabafou: “Por trás da investidura de agente político, tem um ser humano.

Não queria ficar rodando noites sem dormir, deixar a família de lado, passar a virada do ano trabalhando e ficar vendo o sofrimento das pessoas, isso é dolorido para nós.

Aqui é trabalho e menos conversinha fiada. Nós nos dedicamos duramente para mudar essa realidade e confio muito no trabalho em que tenho sentido como Prefeito, sinto apoio e sensibilidade.

Tenho certeza que algo bom acontecerá e desassorearemos os córregos e o Rio Capivari, que não são é feito há 30 anos”.

Para o Secretário da Segurança Pública, Mauro Júnior, a operação da Prefeitura foi corajosa.

“A operação foi bem ousada por parte da administração. Pela primeira vez na história de Capivari, a comporta foi retirada por completo e isso, com certeza, aumentou muito a vazão da água em, pelo menos, um metro.

A água chegava em uma certa velocidade, batia na comporta de aço e voltava pra trás, se acomodando para passar por debaixo da placa.

Agora com a ação, o impacto das enchentes foi reduzido, pois a água passa diretamente pelo canal”, afirmou.

Após o nível do Rio Capivari voltar a encher pela quarta vez em menos de cinco semanas, foi constatado que a megaoperação foi de grande valia, com o rio não passando dos três metros e com impacto reduzido.

Quando a Operação Chuvas de Verão 2022/2023 finalizar, a Prefeitura refará toda a comporta, evitando que o Rio Capivari seque durante a estiagem.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo