Economia

Como preparar a sua pequena empresa para a Black Friday

Especialista em consumo digital listou orientações para os empreendedores aproveitarem as oportunidades da campanha que promete ser a mais concorrida

A Black Friday é um termômetro importante para o varejo e em um ano marcado pelo crescimento do comércio eletrônico e aumento de 11% no mês de março, passando para 31% em julho em compras de itens domésticos, segundo uma pesquisa divulgada em 21 de outubro pela Serasa Experian, as vendas podem surpreender, é o que afirma a mestre em comportamento de consumo digital e especialista em implantação e gestão de e-commerce, Fatima Bana.

A edição da Black Friday de 2020, realizada em 27 de novembro, além de dar início as compras de Natal será uma das maiores oportunidades do ano de realizar boas vendas. No entanto, participar desse evento como proprietário de uma pequena empresa pode ser extremamente cansativo, principalmente quando alguns dos maiores varejistas estão oferecendo grandes descontos. Ainda de acordo com a especialista, mesmo sendo um pequeno empreendedor é possível se dar bem e faturar bastante na Black Friday.

“Para começar, o empresário precisa garantir que a empresa e o seu site estejam preparados para a demanda. Uma vantagem de ser pequeno nesse caso é que você pode oferecer uma experiência de compra mais personalizada para o seu cliente” – resume.

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Para a profissional, se os clientes acreditam na missão e na mensagem da empresa é mais provável que escolham seus produtos ou serviços em vez de um concorrente. O comprador está ficando mais sagaz, pesquisando e se mantendo atento as promoções mentirosas e por isso, criar essa relação de confiança é tão valioso.

“Não adianta falar que é Petlover se não permitir entrada de animais ou fizer discursos contraditórios. Chegou a hora de mostrar a verdade, consumidor está com bem menos paciência para as meias verdades” – afirma.

Se ainda restaram dúvidas de como se portar durante esse evento, Fátima Bana que também possui formação internacional em Marketing listou algumas dicas que podem ajudar as pequenas empresas. Anote:

1-Veja e ouça os clientes nas redes sociais.

Algumas empresas cometem o grande erro de ignorar os seguidores e possíveis clientes nas redes sociais, principalmente no período de eventos grandes como a Black Friday e datas comemorativas, esquecendo-se do aspecto mais valioso da mídia social: a percepção do cliente em tempo real. Através de postagens e comentários é bem possível saber o que ele gosta, do que não gosta e isso te dá uma vantagem, por isso dê aquela famosa stalkeada e passe a priorizar
seu tempo na mídia social para revisar esses conteúdos valiosos.

2-Estude grandes empresas e replique em menor escala.

Claro que você não precisa tentar ser a próxima Amazon da vida. Mas por que não dar um mergulho profundo no que grandes empresas como Magazine Luiza fazem para descobrir mais sobre por que seus clientes estão ou não respondendo às suas promoções? Provavelmente, você pode aplicar as lições aprendidas à sua própria estratégia de vendas.

3-Priorize o celular.

Você deve estar cansado de ouvir que precisa de uma estratégia online, certo? Mas essa mensagem nunca foi tão importante do que agora. A esmagadora maioria das pessoas tem celular e fazem tudo através dele e ainda mais com a pandemia, muitos preferirão realizar suas compras através do smartphone. Você não precisa necessariamente ter um site ou aplicativo (ainda que seja importante). Comece pequeno, venda pelo WhatsApp, pelo Instagram, peça feedbacks e os compartilhe, isso te trará um bom retorno.

4-Faça um brainstorm de táticas de engajamento da perspectiva de um cliente.

Para descobrir maneiras de realmente conquistar seus clientes, reserve um tempo para se colocar no lugar deles. Como você pode atender às necessidades de seus clientes e, ao mesmo tempo, tornar outros aspectos de suas compras um pouco mais fáceis? Oferecer inspiração e assistência na hora da compra é uma forma de ajudar.

5-Concentre seu pequeno orçamento em um objetivo ou evento.

Existem várias maneiras diferentes de causar impacto na Black Friday, mas seria necessário um orçamento enorme para poder fazer todas elas. Em vez disso, decida qual objetivo é mais importante para o seu negócio e, em seguida, escolha as táticas que o ajudarão a alcançá-lo. Você terá mais sucesso dedicando sua energia e recursos em um grande evento do que tentando fazer mais do que pode/consegue.

6-Use e abuse das redes sociais.

Divulgue seus itens, serviços e promoções especiais. Devido às constantes mudanças no algoritmo do Facebook , pode ser difícil alcançar os clientes de forma orgânica. Você pode considerar o uso de anúncios pagos. Use tudo o que tiver, Instagram, WhatsApp. Peça para os amigos compartilharem em seus stories, você verá como o “boca a boca” digital faz sucesso.

7- Atente-se à segurança dos seus clientes físicos.

Apesar de muitos já estarem saindo na rua, a pandemia ainda não acabou, por isso, como empresa é necessário que você tome medidas de segurança tanto para o bem-estar do cliente quanto para o seu e de seus funcionários. Por isso, distribua os itens que estão à venda em diferentes partes da loja para evitar a superlotação em um mesmo local. Deixe corredores largos o suficiente para mais de um cliente passear ao mesmo tempo. Se você tiver um número limitado de determinados itens em promoção, coloque-os atrás do balcão para que os clientes não agarrem. Esses truques ajudam a empresa controlar os clientes sem que eles percebam. Além disso, não se esqueça de sempre verificar a medição de temperatura de cada um e disponibilizar álcool em gel para todos.

Sobre a profissional

Fatima Bana é mestre em comportamento de consumo digital e especialista em liderança de equipes, planejamento, implantação de e-commerce, gestão empresarial e negócios digitais. A especialista possui formação internacional na área de marketing pela University of Califórnia (UCLA / USA) e atualmente, é graduanda em Neuropsicologia o que garante análises com base nos processos cognitivos. Fatima já atuou como líder em grandes empresas: foi diretora executiva em companhias como Gafisa, Accenture e Tivit, e ocupou o cargo de Head de Marketing na LATAM e CMO da Buser.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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