Comitiva de Piracicaba se reúne com ministro da Educação e pede universidade federal na cidade
Audiência foi solicitada pela deputada estadual Professora Bebel (PT)
Uma comitiva de Piracicaba se reuniu em audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta manhã de quinta-feira, 13 de abril, quando foi oficializado pedido para implantação de uma universidade federal na cidade, utilizando o Campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que foi desativado no início deste ano pela Rede Metodista.
Na audiência, agendada a pedido da deputada estadual Professora Bebel (PT), que também é presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino no Estado de São Paulo), o ministro disse que “se tem campus, tem que ter a universidade”, sinalizando favorável ao pedido feito pela comitiva.
Participaram da audiência, ainda, os professores da Unimep, Ely Eser Barreto César e Valdemar Sguissardi, a vereadora Rai de Almeida (PT), o secretário municipal da Educação, Bruno Roza, e Thiago Luiz Marquezin.
Nesta audiência, o ministro Camilo Santana se comprometeu a estudar o processo em que se encontra a Unimep e analisar as várias possibilidades que possam dar um destino para que o campus Taquaral continue sendo utilizado para a formação universitária.
A deputada Professora Bebel, principal liderança do Partido dos Trabalhadores na região, inclusive já havia levado essa solicitação de utilizar o Campus Taquaral para a instalação de uma universidade federal ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em audiência no Palácio do Planalto, no último dia oito de março, que inclusive protocolou o seu pedido.
Bebel também argumenta que Piracicaba foi um dos primeiros municípios a se industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar, e que uma universidade federal no município é fundamental para o desenvolvimento da ciência e tecnologia não só da região, mas do Estado de São Paulo.
O campus Taquaral da Unimep, que chegou a ter mais de 50 cursos universitários, tanto de graduação como de pós-graduação, e pelo menos 15 mil alunos, de acordo com a deputada Professora Bebel, “deixou um vazio para milhares de jovens, tanto dos 24 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba, como de outras regiões do Estado de São Paulo, assim como do Brasil, que pretendem cursar uma universidade”, disse ela, que lembrou ter cursando Letras e feito a sua pós-graduação na própria Unimpe.
O Ministro da Educação, bastante atencioso em relação a essa questão, disse que: “Se tem o campus, tem que ter a universidade”.
Ministro do Trabalho
A deputada estadual Professora Bebel esteve ainda em audiência com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, onde além de debater questões gerais de interesse dos trabalhadores, também acompanhada pelos professores Ely Eser Barreto e Valdemar Sguissardi, foi buscar apoio para que sejam encontradas alternativas de ensino superior público para a estrutura da Unimep em Piracicaba. Na audiência, inclusive, também foi entregue documento neste sentido.
Após as audiências, a deputada Professora Bebel, que esteve na Câmara de Vereadores de Piracicaba, no último dia 27 de março, se colocando à disposição para articular essa agenda com o ministro da Educação, disse:
“Vamos empreender todos os esforços para a instalação de uma universidade federal em Piracicaba e todos juntos podemos fazer a diferença e a diferença se faz quando se caminha juntos”.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124