10/04/2015
Comemorando meio século de liberdade II
Artigo por Denizart Fonseca
Por não havermos tido oportunidade de nos expressarmos verbalmente em uma das solenidades em comemoração ao cinquentenário da Emancipação Político-Administrativa de Rafard, o fazemos agora, na intenção de reavivar a memória dos que viveram e talvez tenham participado do então ocorrido.
Agradecendo o convite da Câmara Municipal para comparecermos a esta Sessão Solene, importante evento, parte das festivas e merecidas comemorações na passagem do quinquagésimo aniversário deste Município, como parte de sua comunidade e procurando sempre fazer jus à concessão da Cidadania, Título que nos foi outorgado por esta mesma Casa de Leis em 21 de Março de 2004, faremos, voltando ao passado, rápido comentário, parte do nosso acervo particular sobre Rafard. Certamente apenas os mais idosos estarão memorizando as ocorrências de então
Antes, com amor fraterno, consideração, gratidão e respeitosamente, aqui deixamos consignada carinhosa reverencia a memória de D. Benedita Aprilante Vigorito e seu esposo Genaro Vigorito cognominado o Marechal da Vitória, cuja abnegada dedicação e luta por nossa Emancipação Político-Econômica, jamais será olvidada, permanecendo as suas imagens indelevelmente marcadas e para sempre cheias de gratidão, guardadas nos corações dos que de fato amam esta terra, desejando o seu constante progresso.
Relatório sobre inaugurações e desfile nesta cidade
“No dia 30 de Julho de 1967, Rafard recebeu a visita de altas autoridades civis e militares vindas de São Paulo e Campinas atendendo ao convite do nosso prefeito para prestigiarem as várias inaugurações a serem aqui, cumpridas”.
Às 09:00 horas, no início da Rua Maurício Allain,(entrada da cidade), ao som da Fanfarra dos Escoteiros de Rafard, (criada e orientada pelo Cabo Allan Rollin Barbosa) e sob aplausos de grande número de pessoas, os Deputados Dr. Lá Roque, Arquimedes Lamoglia e Major Pettená, foram recebidos pelo prefeito, vereadores e dos Srs. Emile Bulgard e Galloi representantes da Societê de Sucreríes Brasilienes (Indústria de açúcar e álcool)
Após as apresentações e devidos cumprimentos, a Comitiva dirigiu-se para os imóveis designados ao funcionamento do almoxarifado, garagem e oficina mecânica, findo o que, prosseguiu até a Rua Capitão Duarte Nunes, onde o Dr. Lá Roque proferiu vibrante discurso sobre o jovem Município, inaugurando simbolicamente o início do asfaltamento das suas ruas.
Vindos de Campinas, o Major Pettená e a Banda da Escola de Cadetes que incorporada a Comitiva, seguiu pela Rua Cons. Gavião Peixoto, descendo a Rua Moraes Barros para depois, sob aplausos do povo, seguir pela Rua Maurício Allain executando trechos musicais até a frente do Ambulatório da Usina.
Inaugurando o Posto de Saúde, usou a palavra o Deputado Arquimedes Lamoglia, sendo cortada á fita inaugural pelo Dr. Bulgard, cabendo ao Dr. Jésus de Campos Bicudo, médico Cardiologista responsável pelo atendimento, discorrer sobre as instalações e suas utilidades em benefício da saúde publica local.
Sempre acompanhada e aplaudida ao longo da caminhada, a Comitiva alcançou a Delegacia de Polícia onde o Delegado Regional, a convite do Dr. Sandoval, Delegado titular, descerrou a placa inaugural, após o que todos assinaram o Livro Ata, ao som de vários toques da Banda de Campinas e da Fanfarra dos nossos jovens escoteiros.
Prosseguiu a caminhada, agora em direção ao terreno cedido pela Usina para a o lançamento da pedra fundamental e devida construção do Paço Municipal, discursando inicialmente o Dr. Burgard representando á doadora, ao desfazer o laço da fita no local, onde ficaram também consignadas em pergaminho, as assinaturas das autoridades e demais pessoas, exemplares de jornais da região e de programas das festividades comemorativas que encerrados em um estojo de metal devidamente lacrado, foi enterrado em caixa de tijolos preparada pelo pedreiro Marinelli, cabendo ao Dr. Bogard o lançamento da primeira porção de cimento sobre a referida caixa.
Sobre o ato falou o Major Pettená (amigo particular do Sr. Archanjo Honora), parabenizando a cidade e seus moradores pela vitória alcançada após demorada batalha comandada por Genaro Vigoritto. A seguir se pronunciou o Vereador Luiz Ortolani, Presidente da Câmara Municipal, em nome do povo agradecendo à Usina, que através dos seus representantes, acabara de doar o terreno destinado á construção do prédio a ser ocupado pelos Poderes Executivo e Legislativo, em muito colaborando para o progresso de Rafard.
A seguir, em carreata seguiram para a Fazenda São Bernardo onde, ao redor do tanque São José foi servido delicioso churrasco, sob o som das interpretações musicais sob a regência do rafardense Vicente e sua Bandinha.
Programa do desfile comemorativo complementando os festejos
Com início às 16 horas partindo do refeitório da Usina, tendo a frente a Banda, seguida de carros alegóricos, máquinas agrícolas, e caminhões, o desfile que subindo trecho da Av. São Bernardo, seguiu pela Rua Cons. Gavião Peixoto para descer a Rua Dr. Soares Hungria voltando ao Centro pela Rua Maurício Allain, parando em frente ao Cinema Paratodos onde em palanque erguido se encontravam todas as autoridades. Como parte da programação e colaborando e participando das festivas comemorações, ao som da Banda Militar, houve a demonstração de maneabilidade da Guarda Mirim de Capivari, sendo muito aplaudida.
Fazendo uso da palavra, parabenizando a seu povo pelas iniciativas que vem sendo tomadas, em demonstração da gratidão, amor e carinho à “terra dos canaviais”, com votos de perene sucesso, o Dr. Ciro de Albuquerque acionando a chave de contato inaugurou a instalação da nova rede de eletricidade da cidade.
Encerrando a solenidade falou a professora dona Lucrecia Lucchi Ferreira que; em nome da mulher rafardense agradeceu na pessoa do Dr. Bulgard, à Usina pela doação do terreno onde serão construídas a Prefeitura e Câmara Municipal do Município, agradeceu também à todos pela presença e que; de uma maneira ou de outra colaboraram e continuam colaborando para o seu progressivo desenvolvimento.
Após os demorados aplausos à excelente oradora professora Dna. Lucrecia Pellegrini Luchi Ferreira, como parte da festa deu-se ao povo distribuição de farto e variado gênero de bebida, o que prolongou até o anoitecer.”
Cidadania
Ou algumas pessoas aqui residentes; não leram nos jornais, leram, mas não entenderam ou não ouviram comentários a respeito, ou ainda fazendo de propósito só pra contrariar, continuam atirando nas calçadas em fins de semana, lixo pesado além de continuarem – com a maior cara de pau gastando água enquanto “batem papo” com alguém, confirmando a má educação que receberam dos pais e não souberam aprender na idade mais avançada. É uma vergonha.0
Alô Guarda Municipal, os safados moleques continuam não respeitando os sinais reservados para estacionamento de idosos e deficientes, em especial em frente a Lotérica. Os carentes estão apelando para que seja mantido ali um elemento para impedir que esses canalhas continuem se aproveitando dessa falta, continuem abusando como se a cidade estivesse “entregue às baratas”. Vamos agir com urgência.