CapivariEsportesNotíciasRafardRegião

Com atletas de Capivari e Rafard, equipe de São Paulo vence Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Luta de Braço

21/08/2015

Com atletas de Capivari e Rafard, equipe de São Paulo vence Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Luta de Braço

Disputado em Valinhos, campeonato reuniu 261 bracistas de dez estados; 3 atletas de Capivari conquistaram o título de vice-campeão brasileiro
Campeonato-Brasileiro-luta-braco
Atletas da Seleção de Luta de Braço do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Luta de Braço)

REGIONAL | Com a participação de atletas da academia Força Física, a equipe do estado de São Paulo foi a campeã do 14º Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Luta de Braço, realizado no sábado, 15, no Ginásio Municipal de Esportes Vereador Pedro Ezequiel da Silva, em Valinhos. Em segundo lugar ficou a equipe de Mato Grosso do Sul, seguida pela paranaense.

O campeonato reuniu 261 bracistas de dez estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Maranhão, Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Denise Monteiro conquistou o título de vice na categoria feminino sênior 50 kg braço direito. No braço esquerdo ela também ficou com o 3º lugar. No masculino, Rogério Moreira foi vice-campeão braço esquerdo e direito na categoria Jr Sub 18 80 kg; Rodney Cabrerisso conquistou o vice na categoria Master 1 braço direito 90 kg; também 4º lugar na categoria Senior 85 kg braço direito e 5º lugar no braço esquerdo; Túlio Darros ficou com a 6ª colocação na categoria Senior braço esquerdo +110 kg.

Publicidade

Na abertura do evento, três personagens ilustres da luta de braço foram homenageados e receberam uma placa alusiva da Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo e os aplausos da plateia em pé. Os homenageados foram a valinhense Maria Aparecida Cólis Jorge ‘Paquita’ e o seu marido , Hugues Jorge, e Nivaldo Felix Serqueira.

‘Paquita’ foi a primeira atleta mulher de luta de braço e esportes de força do Brasil. Ela iniciou a prática na década de 60. Foi campeã mundial de luta de braço, campeã mundial de powerlifiting (uma variação do levantamento de peso), campeã brasileira de levantamento de peso olímpico e campeã brasileira de fisiculturismo.

Já Hugues Jorge, 89 anos, é considerado uma lenda dos esportes de força e um dos maiores atletas da história do Brasil. Ele obteve títulos nacionais nas modalidades boxe, levantamento de peso olímpico, powerlifiting, luta de braço (também campeão mundial), fisiculturismo e remo raia de 1500 metros.

Outro homenageado foi o fundador da Federação Paulista de Luta de Braço e da Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo, Nivaldo Felix Serqueira.

O próximo compromisso dos bracistas brasileiros será o 37º Campeonato Mundial de Luta de Braço 2015, que acontece de 26 de setembro a 4 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia. Entre os classificados estão os capivarianos Rogério Moreira, Marcelo Moreira, Denise Monteiro e Ismael Santos. No dia 29 de agosto, os atletas classificados participam do treino da seleção no CT de Luta de Braço Indaiatuba.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo