Turismo

Coluna Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Barra do Uma, em S. Sebastião. Crédito: Alf Ribeiro

Barra do Una(SP)

Trata-se de uma praia paradisíaca, dista 135 km da capital, com mar cristalino, onde desemboca o Rio Una, no município de São Sebastião.
A Barra do Una é formada por uma pequena península de areias claras e fofas que a torna uma festa para os banhos de mar.
Seu acesso é feito através de estreitas passagens entre as casas de veraneio que ali existem.
O lugar possui uma boa estrutura de hotéis, pousadas, mercados, bares, restaurantes e um pequeno apoio de barracas que atendem ao longo da praia.
É uma das mais belas praias do litoral paulista.

Carlos Solera

Foto: Carlos Solera

Este jovem senhor, proprietário rural em Santa Catarina, pode ser perpetuado como um dos pioneiros da história do Turismo Rural.
Aliás, no início em 1986 nós tínhamos no assunto o Carlos Solera com outros três companheiros.
Já, em 1994, eles eram 400.
Na entrada do milênio passaram a ser 10.000 para, hoje, existir um cadastramento de mais de 15.000 os proprietários rurais que oferecem o puro Turismo Rural.
Em épocas normais, eles geram cerca de 500.000 empregos que não existiriam não fosse o Turismo Rural.

“História e bruacas”

Um dos livros de Carlos Solera

“Histórias e Bruacas” é o nome de livro de autoria Carlos Solera, em que ele narra sobre o Tropeirismo no Brasil.
Foi escrito após profunda busca sobre a história desse movimento, mormente entre os anos de 1700 até 1950.
Ele também escreveu o livro “Mitos e Realidade”.
Registramos o principal alerta de Carlos Solera: “- Infelizmente, as nossas faculdades da área, não incentivam os seus alunos ao estudo da nossa própria história e, assim, quando muitas vezes eles chegam a ocupar um cargo diretivo num município, pouco conhecem da própria história local”.

Publicidade

Trilha da Independência

Agradável pracinha em Silveiras (SP)

A cidade de Silveiras, quase na divisa com o Rio de Janeiro, situada na antiga pista da Estrada Rio-São Paulo, é uma de nossas joias históricas.
Entre os seus muitos atrativos, ali você pode percorrer a ‘Trilha da Independência’ (1822) e conhecer as Trincheiras (de 1842 e da Revolução Constitucionalista de 1932).
Além do atrativo que é a Estrada dos Tropeiros, são também atrativos: a Praça, a Estátua, o Rancho, a Banca de Jornal dos Tropeiros, e até a cadeia de Euclides da Cunha.
A boa recepção por parte da sua gentil população tem agradado a todos que visitam Silveiras.
Tem muito o que ver e a gostar na cidade, inclusive sua gastronomia e, por isso, os turistas têm sido para ali atraídos.
Silveiras é uma das nossas “Cidades Históricas Paulistas”.

Botucatu tem aventura

As “Cuestas” em Botucatu (SP)

Bem no centro do Estado de São Paulo, e a 224 km de boas estradas ligando a nossa capital, localiza-se a cidade de Botucatu que tem o lema de ‘Terra da Aventura’.
Ali se respira bons ares pelo excelente clima também originado por suas ‘Cuestas’. Enormes e característicos paredões rochosos da cidade.
Agências locais, como a Botucatur, pioneira em organizar roteiros turísticos que acabaram por resgatar a própria história, têm várias opções de passeios pela região.
Botucatu tem cachoeiras, mirantes e outras belezas naturais.
Um bom local para visitar após a pandemia.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo