Jacaré Pepira
Orgulho da população de Brotas e diretamente ligado ao turismo daquele município, o Rio Jacaré Pepira vai se tornar patrimônio histórico, turístico e cultural, segundo nos informa o analista Wilson Vieira.
A proposta é um justo reconhecimento, em meio à sua história, e responsável pela movimentação do setor de serviços e da economia.
Da sua nascente até o Rio Tietê, o Rio Jacaré Pepira tem 174 quilômetros de extensão, formado por nascentes, córregos e mais de 50 cachoeiras. Mais de vinte delas localizadas em Brotas.
O rio é, também, provedor de um cinturão de mata que serve de habitat para variadas espécies da fauna brasileira.
Turismo em Brotas
Na época em que nós lutávamos para que a cidade de Brotas recebesse o título de Estância Turística, isso ao lado da grande e boa equipe do então Prefeito Orlando Du Barreto, nada mais fazíamos do que uma busca de justiça para quem muito merecia.
Hoje, vemos que a nossa luta foi gratificante e mais do que justa.
Por exemplo, vendo apenas o que chamam de “Atividades Verticais”, reunindo Turismo de Aventura, Ecoturismo, ao Ar Livre, temos:
Arvorismo, Cachoeirismo, Canionismo, Escalada, Queda Livre, Rapel. Slack Line, Tirolesa, e até Tirolesa de Bike.
Outras atividades
rotas também oferece várias “Atividades Aquáticas” como:
Rafting; Boia Cross, Banho de Cachoeira, Kaiak Rafting, Mini Rafting Floating, Prática de Pesca. Circuito Cable em pranchas e boias, Stand Up Paddle, Aquaball e Canoagem.
Nas “Atividades de Terra” temos:
Caminhada, Cavalgada, Cicloturismo, Quadriciclo, Off Road, Arco e Flecha, Paintball, Giromaster e Observação da Vida Selvagem.
Não acabou a relação.
Ainda tem o Balonismo, com passeio turístico sobrevoando as lindas paisagens de Brotas.
Brotas nunca nos decepcionou. Não vai decepcionar você.
Ministro Lucena
Está sacramentada a posse do Deputado Federal Roberto de Lucena como nosso novo Ministro de Turismo.
Finalmente, alguém que este escriba pode confiar cegamente.
Quando Secretário de Turismo do Estado de São Paulo Roberto de Lucena realizou um trabalho honesto, produtivo e sempre teve a gentileza de ouvir aquelas bases do Estado de São Paulo que conhecem verdadeiramente o interior do Estado paulista.
Ele sempre teve carinho com o nosso turismo do Estado e, certamente, agora ele se dedicará a todo o Brasil, mesmo tendo assumido o cargo na pior época para o turismo como a época atual.
Dinheiro do Turismo
Em 2020, o Governo do Estado de São Paulo, através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dade) da sua Secretaria de Turismo, repassou o maior valor dos últimos seis anos aos municípios turísticos.
Trata-se de verba que, obrigatoriamente por Lei, é destinada à melhoria da estrutura turísticas das cidades interioranas e litorâneas.
O total chegou a R$ 223,3 milhões, tendo sido atendidos 180 municípios dos 210 possíveis.
“- Com esse repasse as cidades investiram em obras aprovadas, gerou empregos e manteve a economia aquecida” – Como disse o nosso Secretário de Turismo Vinicius Lummertz.