31/07/2015
Coleta de lixo é normalizada em Capivari
Após suspender o serviço por falta de pagamento, empresa disse que fez acordo com a Prefeitura e voltou a operar normalmente na cidade
CAPIVARI | O serviço de coleta domiciliar de lixo que esteve suspenso em Capivari entre os dias 25 e 27 aparentemente foi regularizado na última terça-feira, 28. O assunto estava dando o que falar entre os moradores desde sexta-feira, 24, quando o Jornal da Cidade, de Capivari, divulgou em primeira mão uma nota enviada ao veículo pela Corpus, informando que o serviço seria suspenso.
Contêineres fornecidos pela empresa também foram removidos de todos os pontos do município. Na matéria veiculada na semana passada, a Corpus disse que a empresa estava se retirando da cidade devido aos atrasos no pagamento por parte da Prefeitura. Ao Jornal da Cidade, a profissional de RH da Corpus Ana Paula Escobar informou que a última coleta seria realizada naquele sábado.
De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura de Capivari, o valor empenhado com a empresa para 2015 é de R$ 2.319.020,52. Esse número pode ser maior ou menor. Ou seja, no contrato ele é apenas estimado. Já o valor liquidado, que corresponde às notas fiscais de serviço emitidas pelo poder público, é de R$ 1.303.502,25, enquanto o valor pago é de apenas R$ 166.932,06. Fazendo as contas, os números mostram que a Prefeitura deve à Corpus o montante de R$ 1.136.570,19.
No entanto, na manhã seguinte, o prefeito Rodrigo Proença (PPS) usou sua página no Facebook para comunicar aos internautas capivarianos que os contêineres haviam sido retirados devido ao término do contrato com a empresa de lixo. Por outro lado, ele afirmou que a coleta aconteceria normalmente. “Afirmo que a coleta será realizada regularmente e não causará transtornos à população”, escreveu.
Depois, entre a madrugada de domingo e ao longo de segunda, caminhões da Secretaria de Obras foram flagrados passando por algumas ruas de Capivari fazendo a coleta domiciliar. Funcionários de vários setores do poder público foram recrutados para executar o serviço enquanto o problema era resolvido internamente. Um dia depois, Proença publicou novamente na rede social, agradecendo aos servidores.
“Nesta tarde, recebemos com um café em forma de agradecimento, todos os servidores que colaboraram com a coleta do lixo. Demonstração exemplar de carinho com a população”, disse o prefeito. No mesmo dia, o Jornal da Cidade divulgou uma nova notícia no Facebook, informando que a Prefeitura havia negociado a dívida com a Corpus e, portanto, a empresa voltaria a fazer a coleta até setembro.
Novamente, uma versão diferente foi divulgada por Rodrigo Proença na internet. Segundo ele, o valor empenhado e que consta no Portal da Transparência é válido até 31 de dezembro deste ano e será liquidado até a mesma data. Desta vez, o prefeito escreveu na rede social em resposta a uma moradora que acessou o Portal e o criticou no Facebook pela dívida descrita no site, que Proença garantiu não existir.
Nota da redação
A notícia acima foi escrita com base na matéria veiculada pelo Jornal da Cidade e nas publicações feitas por Rodrigo Proença no Facebook. Isso porque, procurado pelo jornal O Semanário, o prefeito de Capivari não quis se pronunciar. Igualmente, a empresa Corpus não atendeu às ligações. Uma entrevista com Proença será solicitada pela redação para a próxima semana, a fim de esclarecer o que está acontecendo.