Cinco Ciretrans da região de Campinas vão virar Poupatempo e beneficiarão mais de 150 mil pessoas
Com o novo formato, serão feitos cerca de 650 atendimentos diários nas novas unidades; investimento do Governo do Estado é estimado em R$ 650 mil
O vice-governador e secretário de Governo de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou nesta terça-feira (14) em Piracicaba, que as Ciretrans de Brotas, Iracemápolis, São Pedro, Santa Gertrudes e Rio das Pedras vão virar Poupatempo, beneficiando mais de 150 mil habitantes na região administrativa de Campinas.
As unidades autorizadas no plano de expansão dos novos postos do Detran.SP integrados ao Poupatempo preveem instalações mais compactas e com foco no digital, proporcionando segurança e comodidade à população por meio do sistema de balcão único e com atendentes multitarefas.
“As novas unidades do Poupatempo trarão praticidade para mais de 150 mil pessoas, que passarão a contar com a comodidade de ter um posto em seus municípios. No Poupatempo, o cidadão resolve demandas de diversos órgãos em um só lugar”, afirmou Rodrigo Garcia.
O investimento total do Governo do Estado nos novos postos é de R$ 650 mil. A viabilização dos projetos será feita por meio de convênios entre os governos estadual e municipal, cabendo às prefeituras a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços municipais nos canais digitais do Poupatempo.
Municípios beneficiados
Hoje, essas cinco Ciretrans atendem juntas cerca de 250 pessoas por dia. Com o novo formato em sistema de balcão único e a integração aos serviços do Poupatempo e municipais esse número deve chegar a 650 atendimentos, entre presenciais e digitais. Os principais serviços solicitados nestes postos são transferência e registro de veículos, primeira habilitação e renovação, adição de categoria de CNH e revistoria.
“Este novo modelo de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade graças à integração com o Detran.SP.
A grande novidade é a inclusão dos serviços municipais, aumentando a oferta de serviços ao cidadão.
Com isso, é um Poupatempo completamente diferente daquilo que conhecemos, porém, mantendo a qualidade e satisfação do cliente.
É um Poupatempo de caráter municipalista, que é a grande marca do Governo João Doria”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.
Com os anúncios, a região de Campinas chega a 25 postos do Poupatempo. Já foram anunciadas recentemente unidades nas cidades de São José do Rio Pardo, Capivari, Itupeva, Várzea Paulista, Vargem Grande do Sul, Vinhedo, Pirassununga, Itapira e Espírito Santo do Pinhal.
“O programa Poupatempo tem investido na ampliação da capilaridade dos postos, para atendimentos presenciais, e também em tecnologia para oferecer cada vez mais serviços digitais, que atualmente já são cerca de 170 opções.
A ideia é levar atendimento de excelência ao cidadão, onde ele estiver”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.
Desde o início da pandemia, o Detran.SP ampliou a quantidade de serviços digitais. Atualmente são 76. Entre os serviços digitais oferecidos estão, por exemplo, a renovação simplificada e segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da CNH, entre outros.