Esportes

Cidades do interior Paulista participam e vencem

O Governo Municipal de Rafard investiu na conscientização da importância da prática da atividade física e conseguiu a participação de mais de 1.700 pessoas no Dia do Desafio.
Rafard conseguiu esta participação por meio de uma forte parceria entre Diretoria de Cultura, Esporte e Turismo e Diretoria da Educação. Comércios e Industrias da cidade também aderiram à causa e dedicaram-se a prática de 15 minutos de atividade física em busca da conscientização.
Com essa participação, que somou 1748 pessoas, Rafard conseguiu vencer a cidade de Arroio do Sal, que mobilizou 542 pessoas.
“Vivemos em um mundo agitado, onde há muita ocupação e pouco tempo. Por isso conscientizações como esta, promovida pelo dia do desafio são de extrema importância. Esporte é vida, é saúde” registrou o prefeito.
Capivari
Ao menos 14.548 pessoas, número que representa 29,9% da população capivariana, se dispuseram a praticar alguma atividade física na quarta-feira, 29, e deram o título do Dia do Desafio a Capivari, que competiu El Guarco, da Costa Rica. A cidade costarriquenha teve 13,9% de seus habitantes (3.480 pessoas) envolvidos no evento.
Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, a atividade foi coordenada no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Em Capivari, a entidade teve o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), na realização do evento.
Apesar da vitória, o secretário da Sejel, Murilo Castellani, faz questão de reforçar o espírito do Dia do Desafio. “O importante não era vencer, mas estimular a prática de exercícios físicos entre a população”, diz ele, que complementa: “Se parte dos participantes realmente adotar hábitos mais saudáveis, o objetivo do evento terá sido alcançado”.
Ao longo do dia, a Sejel estimulou a prática de caminhada e outras atividades físicas na Praça Central, como futebol, basquete, badminton, tênis de mesa, ginástica rítmica e vôlei para grupos da Terceira Idade. No fim da tarde, começou a chover e as atividades tiveram de ser interrompidas.
“Tivemos um resultado muito bom. Nem mesmo o mau tempo comprometeu a participação popular”, comemora Castellani. Além de escolas, academias físicas, empresas e membros do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) marcaram presença no evento.

Rio das Pedras
Rio das Pedras também participou da 19ª edição do Dia do Desafio. A cidade sorteada para enfrentar Rio das Pedras foi Boaco, da Nicarágua. Com participação de 42,53% da população, os rio-pedrenses venceram a cidade adversária, que contou apenas com 1,40% de sua população.
Algumas das atividades desenvolvidas foram: ginástica laboral, alongamentos, caminhada, atividades recreativas com bola, música, jogos de tabuleiro, entre outras.

Dia do Desafio
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
Trata-se de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.
Realizado anualmente em diversos países do continente americano, o Dia do Desafio tem por objetivo incentivar a prática regular de esportes. A ideia é que as pessoas interrompam suas atividades cotidianas para praticarem, ao menos por 15 minutos, exercícios físicos, adotando assim hábitos mais saudáveis.
Para participar, bastava praticar qualquer esporte ou atividade física individualmente ou em grupo, entre 0h e 21h, e registrar a participação. Cada participação contava pontos para o resultado final das cidades, que organizaram uma programação especial de jogos, gincanas, aulas, caminhadas e outras atividades em escolas, academias, empresas e espaços públicos.
No continente americano, o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio, Administração Regional do Estado de São Paulo) e, mundialmente, a Campanha é promovida pela TAFISA (The Association for International Sport for All).

Publicidade

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo