Cidadãos e autoridades discutiram criação da nova região metropolitana e funcionamento do hospital regional
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na manhã desta sexta-feira (13/08), em Piracicaba, a primeira audiência pública para obter sugestões e demandas ao Orçamento estadual de 2022. Até outubro, estão previstos 26 encontros em diversas regiões do Estado.
A segunda audiência acontece ainda nesta sexta, a partir das 19h, na Câmara Municipal de Osasco.
Em Piracicaba, a reunião aconteceu na Câmara Municipal com parlamentares, cidadãos e representantes de instituições e da sociedade da cidade e de municípios da região. Por quase três horas, eles debateram iniciativas e investimentos para o próximo ano.
O encontro foi presidido pelo deputado Alex de Madureira (PSD), que é um dos parlamentares representantes da região no Parlamento paulista. Também participaram da audiência o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), e os parlamentares Enio Tatto (PT), Roberto Morais (Cidadania) e Professora Bebel (PT).
Dessa audiência, será elaborado um relatório com as demandas de Piracicaba e região.
“É importante que a Assembleia seja descentralizada e venha para os municípios ouvir quem melhor sabe das demandas da população”, disse Alex de Madureira.
Um dos assuntos de destaque da reunião foi a criação da Região Metropolitana de Piracicaba, que atualmente está sob análise dos parlamentares na Assembleia Legislativa de São Paulo. De acordo com Alex de Madureira, a aprovação do projeto pode ocorrer ainda em agosto.
“Teremos um Congresso de Comissões e faremos um Colégio de Líderes para votarmos o mais rápido possível a criação da Região Metropolitana de Piracicaba”, disse o parlamentar.
A vereadora de Piracicaba Ana Pavão (PL) questionou a não existência de um escritório do governo na região.
“[A criação da região] não adianta se tivermos que continuar levando nossas demandas da região para a Capital”, afirmou.
Na ocasião, os deputados estaduais presentes se comprometeram a apresentar uma emenda que garanta a criação do escritório regional.
O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), levou ao encontro a questão do funcionamento do Hospital Regional de Piracicaba, que atualmente está dedicado ao tratamento de pacientes com Covid-19.
“É importante que o governo faça o aporte de mais recursos, pois o hospital não está funcionando 100% e com o fim da pandemia outras demandas voltarão”, afirmou.
De acordo com o deputado Alex de Madureira, há o compromisso do governo do Estado que, ao final da pandemia, o hospital regional volte ao seu funcionamento pleno.
“É triste ver que até uma parte o hospital tem leitos e em outra parte está ocioso. Mas temos o compromisso do vice-governador e iremos cobrar”, afirmou.
Outro ponto discutido foi a instalação de três novos postos de pedágio em rodovias que ligam municípios da região de Piracicaba. Os munícipes cobram a isenção da tarifa por se tratar de uma estrada de acesso entre cidades pequenas e de uso diário, dificultando a mobilidade na região.
O deputado Roberto Morais, que é morador da região, afirmou que tem tratado do assunto com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), órgão que cuida das concessões de rodovias.
“Tivemos a primeira reunião oficial junto à Artesp e eles ouviram as demandas dos prefeitos e da população.
Estamos esperando para ver o que poderá ser feito a respeito das praças de pedágio”, disse.
Como participar
Neste ano, por conta da pandemia da Covid-19, as audiências são realizadas de maneira híbrida, com encontros presenciais nos munícipios, respeitando as regras sanitárias locais, e participação por plataforma virtual.
Os interessados em participar das audiências podem se inscrever pelo portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone “Audiências Públicas do Orçamento”. As sugestões ao Orçamento também podem ser enviadas pelo site ou no Whatsapp (11) 9 3404 9001.