Opinião

Ciao, Firenze

10/11/2014

Ciao, Firenze

O rio italiano Arno nasce nos Apeninos, atravessa a região da Toscana, percorre 241 km e passa por Florença e Pisa antes de desaguar no Mar Tirreno (Foto: Rodrigo Soldon/Creative Commons)
O rio italiano Arno nasce nos Apeninos, atravessa a região da Toscana, passando por Florença e Pisa antes de desaguar no Mar Tirreno (Foto: Rodrigo Soldon/Creative Commons)

Artigo | Aline Pinheiro*

A Toscana é a terra de grandes gênios como Dante Alighieri, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Maquiavel, Galileu Galilei e Puccini. A cidade mais importante a se visitar é Florença, a cidade do poderoso clã Medici, patronos das artes e da guerra.

Em Florença você encontrará um enorme camelô (acredite se quiser, tem muitos brasileiros trabalhando por lá), excelente gastronomia, o melhor museu da região Galleria degli Uffizi, o Duomo de Brunelleschi, e dezenas de outras grandes atrações.

Publicidade

Florença é o principal centro turístico e logístico da Toscana. Daqui partem e chegam trens que cruzam a península da Itália, vindos de Roma, Bologna, Milão e Veneza. Quando estiver por lá, experimente a bistecca alla fiorentina, um bife alto, aromático e suculento, é o símbolo da gastronomia local. Aqui a variedade de carnes é ampla, de caça a javalis, de porco a boi, a essência de uma escola de açougueiros cujas habilidades se espalharam pelo mundo.

Não deixe de conhecer as plantações de uva por lá, e beber muito vinho. Os mais conhecidos rótulos da região são o Chianti Classico, o Vino Nobile de Montepulciano, o Vernaccia di San Gimignano e o Brunello di Montalcino. Vários viticultores abrem as portas de suas casas para a visita de turistas, com direito a degustações e passeios técnicos.

A região pode ser visitada o ano todo. Uma boa ideia é visitar a região no final da primavera ou início do outono, para evitar as filas gigantescas e a multidão de turistas.

(*) Aline Pinheiro é jornalista, agente de viagens, mãe e escreve no blog Viajar com Filhos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo