26/05/2017
Chuvas deixam cinco famílias desalojadas em Rafard e 70 pessoas tiveram que deixar as casas em Capivari
Funcionários da Defesa Civil e do Setor de Serviços Urbanos da Prefeitura de Rafard, com apoio da Guarda Civil e voluntários, acompanharam o nível do Rio Capivari, desde o início das chuvas, no dia 18 de maio.
Na madrugada de segunda-feira, 22, a Defesa Civil e funcionários da Prefeitura fizeram a remoção de quatro famílias que tiveram suas casas alagadas, no bairro da Bomba. Por volta das 10h, mais uma família foi retirada.
Três das cinco famílias ficaram alojadas na Escola Luís Grellet e outras duas optaram ficar na casa de parentes. Todas receberam auxílio e atenção do Serviço Social do município. Os alunos da Escola Luis Grellet ficaram dois dias sem aulas.
Mesmo com as comportas 100% abertas, o nível do rio Capivari chegou a 2,62 metros. Segundo dados da Defesa Civil, o acumulado total de chuvas de Campinas só acabou de chegar na quarta-feira, 24, no período da tarde.
O Governo Municipal de Rafard, através da Defesa Civil, agradece a colaboração das empresas Transportadora Daroz, Rafitos e Raízen, que disponibilizaram caminhões para o transporte dos pertences das famílias.
Capivari
A cidade chegou a ter sete pontos de alagamentos e três locais em estado de atenção. Cerca de 70 pessoas tiveram que deixar as casas. O bairro Moreto foi um dos mais atingidos. As águas do Rio que corta a cidade atingiram as casas e, segundo a Defesa Civil de Capivari, oito famílias, em um total de 35 pessoas ficaram desabrigadas. A ponte do Posto Shell, na Rua Bento Dias, foi interditada na segunda-feira, 22.
De acordo com a Defesa Civil de Capivari, a cidade teve 60 milímetros de chuva no domingo. A Prefeitura afirma que as famílias receberam assistência e foram encaminhadas para o Centro de Ginástica, na Avenida do Carmo, ao lado do Lar dos Velhinhos.