ArtigosFalando de Vinho

Chardonnay, a rainha das uvas brancas

Durantes várias décadas, o chardonnay tem sido um dos vinhos brancos de maior sucesso. É uma das castas mais conhecidas ao redor do mundo. De origem francesa, esta uva se adaptou muito bem ao mais diferentes terroir, sendo hoje a segunda casta mais plantada em todo planeta.

A Chardonnay é a favorita de quase todas regiões produtoras: conforme for tratada pode gerar desde vinhos longevos e complexos até brancos simples para o dia a dia.

A bebida pode ser leve e inflexível ou rica e untuosa, mineral e austera ou até exoticamente tropical e puxando para o abacaxi. Seus aromas dominantes são marmelo, limão-siciliano, maçã Golden, carambola, abacaxi, manteiga e giz.

Foto: Reprodução internet

 

Estilos comuns:

• Amadeirado e cremoso, podem ser encontrados em: Califórnia, Chile, Austrália, Argentina, Espanha e Côte de Beuane, na Borgonha, França.

• Sem madeira, leve e cítrico: pode ser encontrado em Macônnais e Chablis (França) e no oeste da Austrália.

O Chablis tradicional é a imagem do Chardonnay concentrado, inflexível, não acarvalhado – estilo inexistente em qualquer outro lugar. Embora alguns Chablis atuais venham sendo maturados em carvalho novo – o que gera vinhos mais redondos e menos inflexíveis, o estilos tradicional é clássico para peixes e frutos do mar.

Foto: Reprodução internet

 

Escolha Chablis jovem para sabores mais leves como o da ostra – para salmão reserve versões mais maduras, como premier ou grand cru. Este último tem peso suficiente até mesmo para peixes com molhos ricos ou queijos gordurosos.

• Espumante: Os “Blanc de Blancs” são elaborados exclusivamente com Chardonnay, os quais trazem o aroma manteigado, lembrando um brioche.

Uma sugestão de um “Blanc de Blancs” brasileiríssimo, é o 130 Special Edition Blanc de Blanc Brut. Feito no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves pela vinícola Casa Valduga.

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?