Na última semana, o prefeito de Rafard, Fabio Santos, anunciou importante conquista na área da saúde bucal. O município aderiu e teve o credenciamento aprovado pelo Ministério da Saúde, para desenvolver o Programa de Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD).
O programa faz parte do Brasil Sorridente, política nacional de saúde bucal que tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).
Esses serviços são ofertados em Unidades de Saúde Família (USF)/Postos de Saúde, Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais.
Além desses serviços, o Brasil Sorridente conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que colaboram com a confecção laboratorial de próteses dentárias, servindo de apoio para USF, UOM e CEO.
Em Rafard, o programa vai beneficiar a população com a oferta de vários procedimentos relacionados à saúde bucal. O planejamento, segundo o governo municipal, é para que 20 próteses sejam confeccionadas e entregues por mês no município.
“Com mais essa ação estamos atingindo grandes objetivos de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos nossos moradores”, disse o chefe do Executivo, durante a entrega das primeiras próteses dentárias.
Para participar do programa, o munícipe deve procurar o Centro Odontológico e agendar uma avaliação. Os moradores que já haviam se cadastrado em anos anteriores, estão sendo chamados para nova avaliação dos profissionais.