DestaquesRafard

Celebrações marcam Dia de São Judas Tadeu, da Bíblia e de Finados em Rafard

A comunidade católica do município de Rafard contará com programação para comemorar três datas importantes no calendário religioso – O dia de São Judas Tadeu, Dia da Bíblia e Dia de Finados.

Segundo o padre Vicente Batista de Paiva, pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, nesta sexta-feira (28), será celebrada missa no cemitério municipal, às 17h, em comemoração ao patrono do local, São Judas Tadeu.

Na segunda-feira (31), data em que se comemora o Dia Civil da Bíblia no Brasil, haverá missa às 19h30, na Praça da Bíblia, localizada no bairro Popular.

A programação se finda na quarta-feira (2), Dia de Finados, com duas missas no cemitério municipal, a primeira às 9h e a segunda às 16h. A noite (19h30), também será celebrada missa na igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade.

Finados

O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já faleceram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu.

No Brasil, o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezam por eles no cemitério ou em templos religiosos.

A escolha do dia 2 de novembro como a data oficial para celebrar o Dia de Finados só foi feita no século XIII. Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.

São Judas Tadeu

São Judas Tadeu ou São Judas Apóstolo é um santo cristão e um dos doze apóstolos de Jesus. Seus outros nomes são Judas Tadeus, Judas Lebeus e Judas, irmão de Tiago.

A Igreja Apostólica Armênia honra Tadeu juntamente com São Bartolomeu como santo padroeiro e responsável por ter levado o Cristianismo à Arménia. É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana.

O atributo de São Judas é a maça ou o machado. Ele também é geralmente mostrado nos ícones com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando ele recebeu o Espírito Santo junto aos Doze apóstolos. Outro atributo comum é ver Judas Tadeu segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa. Em algumas ocorrências, ele pode ser visto segurando um rolo ou um livro (supostamente a Epístola de Judas) ou uma régua de carpinteiro.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?