18/05/2015
Casa da Agricultura promove evento sobre plantio direto no Sítio São José
‘Um dia de campo’ contou com cerca de 100 participantes de 15 cidades da região
RAFARD – Cerca de 100 pessoas de 15 cidades da região participaram do evento “Um dia de campo”, na última quarta-feira, 13, no Sítio São José, localizado no bairro do Limoeiro, em Rafard. Promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Casa da Agricultura e da Prefeitura, a formação contou ainda com a ajuda de parceiros: Canacap, Cati, Marangatú, Calcário Diamante e Fertilizantes Heringer.
A finalidade do evento foi apresentar os resultados da reforma de pastagem com sobressemeadura de forrageiras. Segundo o coordenador do Programa Regional de Bovinocultura de Corte da CATI, Gustavo Ferraz de Arruda Vieira, desde novembro do ano passado um experimento vem sendo feito confrontando o método tradicional de plantio com o plantio direto.
“Nosso objetivo era levantar os custos do plantio direto com o plantio tradicional. Os resultados obtidos por Ricardo Manfredine trazem uma nova perspectiva sobre o plantio”, diz Vieira. “O plantio direto, com menos operações de máquina e preparo de solo apenas com herbicida, se mostrou eficiente e mais barato, com conservação de água e solo, ou seja, ótima técnica para quem trabalha com pastagens.”
Para o chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária de Rafard, Márcio Jacob Hessel, a Prefeitura vem cumprindo o seu papel, uma vez que está preocupada em capacitar os agricultores para que possam produzir mais com custo menor.
“Estamos proporcionando diversas oportunidades de empreendimento e melhor faturamento. São ótimas oportunidades que, se bem aproveitadas, beneficiarão muita gente”, garante.
De acordo com o prefeito César Moreira (PMDB), esta é uma maneira de desenvolver todo o município. “Rafard possui muitos agricultores e pecuaristas. Quanto mais eles se desenvolverem mais renda será gerada para o município e melhores serviços poderão ser oferecidos a toda população. Por isso, sempre que possível apoiaremos iniciativas como essa.”