O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, e o diretor regional de São Paulo, Wilson Abadio de Oliveira, lançaram oficialmente na quarta-feira (14) a campanha “Papai Noel dos Correios” no prédio histórico da empresa, na capital paulista. Os representantes da ECT entregaram a chave da casa ao Papai Noel e Mamãe Noel, na presença de empregados, clientes e imprensa. O diretor regional dos Correios no interior de São Paulo, Joseph de Faro Valença, também participou do descerramento da fita inaugural da casa.
A campanha é uma ação social em que cartas destinadas ao Papai Noel são respondidas e muitos dos pedidos são apadrinhados. O objetivo é manter a magia do Natal e estimular o voluntariado e a solidariedade dos empregados e da sociedade, além de promover o desenvolvimento da habilidade de escrever cartas, fazer o endereçamento e utilizar o CEP e o selo postal por meio da carta ao Papai Noel.
Dessa forma, o projeto alinha-se a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): Educação básica de qualidade para todos. A cada ano, milhões de crianças escrevem para o Bom Velhinho. A maioria das cartas recebidas vem de comunidades carentes, escolas públicas, creches e abrigos.
Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.
Como funciona
O apadrinhamento de cartas da campanha é feito da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas pelos ajudantes. Em seguida, são disponibilizadas para adoção na casa do Papai Noel ou em outras unidades dos Correios.
Jornal O Semanário – Quando começou o projeto nas cidades de Rafard e Capivari?
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – A campanha Papai Noel dos Correios é uma ação corporativa, ou seja, todas as unidades dos Correios participam. Este ano, a campanha está em sua 23ª edição.
O Semanário – Quantas cartas chegam aos Correios e quantas cartas das crianças são atendidas por ano em Rafard e Capivari?
Correios – Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidas quase 4,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 2.041.014 atendiam aos critérios da campanha e 71% delas, 1.459.927 cartas, foram adotadas. Somente em 2011, em Rafard foram recebidas 39 cartas. Destas, 19 foram adotadas. Em Capivari, foram 71 cartas recebidas e 44 adotadas no ano passado.
O Semanário – O que visa o projeto?
Correios – O principal objetivo é responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a campanha visa incentivar a escrita de cartas pelas crianças, mantendo o espírito do Natal.
O Semanário – Quando começa e quando termina o recebimento das cartas para serem adotadas no correio?
Correios – A campanha teve início no dia 14 de novembro e o prazo para as crianças escreverem as cartinhas vai até o dia 7 de dezembro. Os padrinhos têm até o dia 14 de dezembro para entregarem os presentes.
O Semanário – Qual é a expectativa para o ano de 2012 nas cidades de Capivari e Rafard?
Correios – A expectativa para este ano é de que pelo menos 40% das cartas recebidas sejam adotadas.
O Semanário – Como as pessoas devem fazer para adotar uma carta?
Correios – Quem quiser participar deve ir à agência central dos Correios, ler as cartinhas e escolher uma delas. Não há limite de cartinhas para adoção, mas é importante frisar que, ao adotar a carta, o voluntário se compromete a atender ao pedido da criança.
O Semanário – Empresas e organizações podem adotar uma carta?
Correios – Qualquer pessoa, física ou jurídica pode participar como padrinho na campanha.
O Semanário – Existe uma seleção ou critério para a escolha das cartas a serem atendidas?
Correios – Sim. Podem participar da campanha crianças de até 10 anos de idade. Elas devem escrever uma cartinha ao Papai Noel com seu pedido de brinquedo. As cartas devem ser manuscritas, pois um dos objetivos da campanha é incentivar a escrita. Essas cartas são lidas e triadas. Em seguida, são disponibilizadas para adoção nas agências dos Correios.
O Semanário – Como são realizadas as entregas?
Correios – Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos no mesmo local onde a cartinha foi adotada para que posteriormente a entrega seja feita pelos Correios. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.