A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego divulgou no início desta semana os dados atualizados de empregabilidade no município de Capivari. As informações estão disponíveis através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), serviço federal que registra o número de contratações e demissões por município. Capivari aponta um saldo positivo de 2.840 empregos gerados entre janeiro de 2021 e maio de 2024, sendo a maior marca em um período de quatro anos da história do município.
De acordo com o CAGED, Capivari acumula 21.924 admissões e 19.084 demissões neste período, o que totaliza um saldo positivo de 2.840 novos empregos gerados. Entre Janeiro de 2017 e dezembro de 2020, quadriênio anterior, a marca também foi positiva, porém apenas 816 novas ocupações foram geradas. Os dados indicam um marco histórico para o município; conquista que só foi alcançada graças as melhorias em diversas áreas nos últimos anos e por consequência têm impacto direto no desenvolvimento socioeconômico da cidade.
Novidades como a abertura de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), assim como inauguração de novos espaços e reforma completa das dependências da Santa Casa de Misericórdia revolucionaram a área da Saúde. Além disso, investimentos em equipamentos modernos de monitoramento e segurança pública, como armamento e câmeras de segurança de última geração tem sortido resultados visíveis para atrair novos moradores e por consequência mão de obra para as indústrias locais.
Capivari também proporciona diversas oportunidades para capacitação profissional, através de parcerias estabelecidas com várias instituições de ensino do município, como Senai, Asas Capivari e IFSP. A pasta também disponibiliza o suporte necessário para os pequenos empreendedores da cidade, através de consultorias específicas intermediadas pelo SebraeAqui Capivari, além de organização de visitas técnicas às maiores eventos empresariais do país, como a Feira do Empreendedor, Mega Artesanal, Fispal Foods, dentre outros.
Esses indicadores foram determinantes para que Capivari também recebesse serviços essenciais para a população, tais como o Poupatempo do Governo Estadual e a tivesse a inauguração do GanhaTempo Municipal, prédios que recebem centenas de atendimentos por dia, desburocratizando a vida da população e consequentemente contribuindo para que Capivari seja melhor vista para novos moradores e também por empresas do país inteiro no momento da escolha de uma cidade-sede.
O reflexo disso ficou nítido nas últimas semanas, onde o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, anunciou em suas redes sociais a instalação de duas novas empresas na cidade, sendo a Agrotechinica, do ramo de fertilizantes agrícolas e também o Grupo Polar, que atua na área de câmaras frias usadas em diversos setores industriais. Além disso, a DryLock Technologies anunciou também a construção de uma nova planta fabril, marcando a expansão de suas atividades.
“Com trabalho duro e muito planejamento, pouco a pouco fomos implantando novidades que mudam a vida das pessoas em Capivari. A longo prazo, isso reflete em diversos segmentos da sociedade e a mais notória delas é no desenvolvimento socioeconômico. Hoje vemos uma cidade que cada dia mais gera mais empregos e cada vez mais atrai novos olhos, seja para se estabelecer ou para começar novas empresas. Bruno e eu vamos continuar empenhados para evoluir ainda mais e dar ainda mais qualidade de vida à população”, afirmou Vitão.
Além do novo CAGED, idealizado em 2019, os dados de empregabilidade pertencentes ao antigo portal da ferramenta estão disponíveis desde o ano de 2009, onde é possível acompanhar o saldo de geração de empregos de Capivari, mês a mês. Neste período, os anos com melhor saldo positivo foram 2021 e 2023, com 912 e 656 novas ocupações geradas, respectivamente. De acordo com a projeção feita pela pasta, o ano de 2024 tem condições de chegar se aproximar desses números, já que nos primeiros cinco meses do ano, Capivari sustenta um saldo positivo de 855 novos empregos, mostrando o tamanho do avanço no último período quadrienal.
Para mais informações sobre possíveis oportunidades de emprego na cidade, o PAT atende presencialmente também no GanhaTempo Municipal, ou através do telefone (19) 3492-8870, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.