Capivari perdeu na última segunda-feira (20), uma de suas maiores referências culturais e profissionais, João de Simoni Soderini Ferracciù, conhecido carinhosamente como Lôlo Ferracciù. Aos 86 anos, Lôlo deixou um legado marcante, não apenas em sua cidade natal, mas também no cenário nacional e internacional do marketing e das comunicações.
“Lôlo será lembrado e perpetuado por gerações, e sua ausência será profundamente sentida por todos aqueles cujas vidas foram tocadas por sua sabedoria, visão e paixão por fazer a diferença”, ressaltou o jornalista e publicitário Túlio Darros.
Para o diretor do jornal O Semanário, Lôlo foi um verdadeiro líder e visionário, deixa um legado imensurável e uma lacuna irremediável na comunidade capivariana e além.
Velório
O corpo de João de Simoni Soderini Ferracciù está sendo velado no Memorial Unidas, em Capivari. O sepultamento está marcado para as 16h de hoje, no cemitério municipal da cidade, como uma última homenagem a esse ícone que deixou um impacto indelével na cultura, no marketing e na história de Capivari.
Biografia
Nascido em 5 de junho de 1937, João Ferracciù foi uma personalidade emblemática no universo do marketing brasileiro. Filho de Luís e Erothides Ferracciù, ele foi o primogênito de uma família de oito irmãos. Casado com Lúcia Helena, foi pai de três filhos: Andréa, Mirella e Giancarlo.
Sua jornada educacional teve início no Grupo Escolar Augusto Castanho, em Capivari, onde cursou o ensino primário. Prosseguiu seus estudos na Escola Normal e no Colégio Estadual Honorato Faustino na mesma cidade. Completou o ensino médio no Colégio Presidente Roosevelt, em São Paulo, onde se destacou no renomado Curso Clássico.
Em 1964, concluiu o curso de Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing. A partir de então, tornou-se uma figura proeminente, desempenhando papéis de destaque em empresas como Willys-Overland, Ford, Chrysler e na renomada agência de propaganda J. Walter Thompson. Sua notável carreira culminou na fundação do Grupo De Simoni, composto por seis empresas, sendo pioneiro em atividades de promoção de vendas e merchandising no Brasil.
Ao longo de sua trajetória, Lôlo foi reconhecido e laureado diversas vezes como Profissional e Empresário de Promoção no país. Recebeu o prestigiado Prêmio Caboré em diferentes categorias, destacando-se como uma das personalidades que mais contribuíram para o desenvolvimento da indústria de comunicação do Brasil.
Além de suas conquistas profissionais, João era autor de obras importantes no campo do marketing, como o livro Promoção de Vendas – 45 anos de Teoria e Prática pela Makron Books, e coautor da obra Gestão de Marketing – FGV, publicada pela Saraiva. Contribuiu também para a elaboração do Código de Ética e Estatutos do Marketing Promocional do Brasil – AMPRO.
Sua influência não se restringiu apenas ao âmbito profissional. João de Simoni Soderini Ferracciù desempenhou papéis fundamentais em diversas organizações e associações, como a AMPRO, ESPM, APP, ADVB, Fundação Brasileira de Marketing, Sociedade Esportiva Palmeiras, Instituto Cultural da Propaganda e Marketing Brasileiro, entre outros.
Conferencista internacional e considerado o “Pai da Promoção no Brasil”, Lôlo Ferracciù foi uma figura marcante no cenário esportivo também. Entre os anos de 1957 e 1959, atuou como jogador de futebol profissional pelo Palmeiras, posteriormente assumindo o cargo de Diretor de Planejamento do clube de 1971 a 1975.
Seu legado se estende além das fronteiras, sendo membro fundador da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e Acadêmico-Fundador da cadeira nº. 04 na Academia Brasileira de Marketing.