Faleceu em Capivari, nesta sexta-feira (18), Esmeralda Rosatto de Carvalho. Ela tinha 93 anos, era viúva de José Hypolito Fernandes de Castro Carvalho, e deixa os filhos Flávio, Ivan e Vania.
Professora, artista, poeta e escritora, o amor pela literatura e cultura corriam em suas veias.
Esmeralda nasceu em Rafard, no dia 11 de março de 1929. Filha de Carmelindo Rosatto e de Henriqueta Aprilante Rosatto.
Casou-se, em 1952, com o professor Dr. José Hipólito Fernandes de Castro Carvalho, ocasião em que se mudou para Capivari.
Ela cursou o normal na Escola Padre Fabiano José Moreira de Camargo e se formou professora, em 1949.
Sua biografia, compartilhada por José Roberto Guedes no livro Personalidades Ilustres da História de Capivari, revela uma mulher apaixonada pelas obras e pela vida de Rodrigues de Abreu.
Em 1986, com ajuda de amigos, conseguiu reeditar a Casa Destelhada. Embora relutante, por entender que a poesia é algo abstrato e muito pessoal, participou de vários festivais de Poesia, tendo sido laureada:
- 1988 – em Capivari – “Poema de Espera”;
- 1990 – em Cerquilho – “Proposta”;
- 1991 – em Salto – “Depois”
- 1991 – em Salto – “Brincadeira”.
Tem folhetos editados de suas poesias, bem como textos de introdução, contracapa e orelhas de várias obras editadas de poetas capivarianos.
Foi uma verdadeira entusiasta pelas coisas belas da cidade, inclusive retratadas em seus poemas, como o encantado “Praça Rodrigues de Abreu”.
Nota de Pesar
Logo pela manhã, a Prefeitura de Capivari emitiu uma Nota de Pesar pelo falecimento da cidadã.
“Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de Esmeralda Rosatto de Carvalho, artista, poetisa com três livros publicados e professora de diversos cidadãos capivarianos por vários anos.
Dona Esmeralda era admiradora da música, pintura e poesia. Seus autores prediletos foram Paulo Bomfim, Drummond, Vinícius, Cecília Meireles e Cora Coralina, tendo um carinho especial pelos poetas capivarianos, destacando-se entre todos, Rodrigues de Abreu.
Quem conheceu dona Esmeralda, certamente se encantou com ela. Pessoa querida, simpática e acolhedora, que estará sempre no coração de quem teve a oportunidade de tê-la como professora.
“Resolvi juntar do meu jardim, estas flores simples e sutis.
Espero que levem meu recado dos momentos de contemplação, dos muito já vividos.
Nem sempre terão o perfume que poderiam ter, porém busquei traduzir nelas as cores de minh’alma.”
– são as palavras de Esmeralda, escritas em março de 2000.
Aos familiares e amigos, os nossos sentimentos.”
Despedida
O cerimonial de despedida de Esmeralda Rosatto de Carvalho tem início às 11h desta sexta-feira (18), no Memorial Unidas de Capivari. O sepultamento acontece às 16h, no cemitério municipal São João Batista.
É com muito pesar que comunicamos esse falecimento. Toda a equipe do Jornal O Semanário se sensibiliza e reitera os sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos.